TAP: Reprivatização avança em 2025 e Air France-KLM reitera interesse
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, garantiu hoje, no parlamento, que a reprivatização da TAP avança em 2025 e que a reputação da companhia aérea “é sólida”, após auscultação de interessados.
O governante, que está a ser ouvido na Assembleia da República, no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2025, disse que o Governo tem estado a ouvir “todas as partes interessadas”.
“Posso assegurar-vos que a reputação da TAP é sólida e tem vindo a reforçar-se”, realçou Miguel Pinto Luz, apontando também os resultados operacionais “em linha ou superiores aos congéneres europeus”.
O ministro disse ainda que “seja qual for o modelo final da privatização”, o Governo garante que “a marca TAP vai manter-se”, as ligações aéreas nacionais e para a diáspora portuguesa não serão reduzidas nem prejudicadas, Lisboa continuará como centro operacional da transportadora aérea e a sede da empresa também manter-se-á em Lisboa”.
Air France-KLM manifesta interesse
Também hoje, a Air France-KLM reiterou o interesse na privatização da TAP, após uma reunião inicial “muito positiva” com o Governo português.
“Temos interesse em seguir esta oportunidade, assumindo que está dentro das nossas ambições estratégicas e que somos capazes de cumprir com o que o Governo português procura”, afirmou o presidente executivo do grupo aéreo franco-neerlandês, Benjamin Smith, em teleconferência de imprensa, sobre os resultados do terceiro trimestre.
Questionado sobre o recente diálogo com o Governo português, no âmbito do processo de privatização da TAP, o responsável disse que foi uma primeira reunião “muito positiva”, frisando que o processo oficial ainda não avançou.
A Air France-KLM tinha manifestado interesse no processo de venda da companhia aérea portuguesa, admitindo também a possibilidade de uma posição minoritária.
O ministro das Finanças disse, em 10 de Outubro, na conferência de imprensa sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025, que o Governo estava em diálogo preliminar com os três grupos aéreos que manifestaram interesse na compra da TAP, mas não se comprometeu com uma data para a privatização.
“Estamos em diálogo com as três companhias áreas [Lufthansa, Air France-KLM e IAG (que integra a British Airways, Iberia e Aer Lingus)] que mostraram interesse na privatização da companhia, este é um diálogo preliminar, estamos a analisar a pretensão de cada uma destas companhias”, adiantou Joaquim Miranda Sarmento.
Miranda Sarmento reiterou que o Governo tem dois objectivos para a venda da companhia de bandeira, que são a manutenção do ‘hub’ (plataforma de distribuição de voos) de Lisboa e o desenvolvimento da TAP em termos de rotas, e o segundo é tentar recuperar a médio ou longo prazo parte do dinheiro que o Estado injectou na recuperação da companhia aérea.
No final de Outubro, o ministro das Infraestruturas confirmou que tem participado em reuniões com potenciais interessados na compra da TAP e que a intenção do executivo é fechar este processo “até ao final de 2025”.
Lusa/DI