Stadler e Salvador Caetano aliam-se para criar fábrica de comboios em Portugal
O grupo industrial português Salvador Caetano e o fabricante suíço de equipamento ferroviário, Stadler, assinaram hoje um acordo estratégico para o desenvolvimento de um projecto industrial conjunto em Ovar. O projecto irá contribuir para a criação de emprego qualificado nesta região.
A Salvador Caetano e a Stadler assinaram hoje no Porto uma aliança estratégica para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários na cidade de Ovar, localizada no distrito de Aveiro, que pretende revolucionar a área da mobilidade em Portugal. O principal objectivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios, que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021. Este investimento vai ser complementado com a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, no distrito do Porto.
Segundo o comunicado das duas empresas: “A Stadler e a Salvador Caetano têm interesses mútuos no sector da mobilidade e estão unidos por uma visão empresarial orientada para a qualidade, excelência, inovação e sustentabilidade, o que facilitou a materialização desta aliança estratégica”.
O Grupo Salvador Caetano, com um volume de negócios de 2,9 mil milhões de euros em 2022, presente em 41 países e 3 continentes, conseguirá através desta parceria uma maior diversificação das suas linhas de negócio, entrando no sector da produção de veículos ferroviários. Desta forma, junta agora o sector ferroviário à sua longa actividade industrial nas áreas de produção automóvel, autocarros e aeronáutica; distribuição automóvel; serviços de mobilidade flexível; bem como o desenvolvimento de soluções de mobilidade eléctrica, incluindo o hidrogénio.
A indústria ferroviária é uma das indústrias com melhor perspectiva a longo prazo face à importância dos caminhos-de-ferro na mobilidade futura, contribuindo de forma sustentada para que sejam atingidos os objectivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia, que visam a neutralidade climática até 2050.
O acordo vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que actualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios, acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros sectores industriais.
Quem é a Stadler
A suiça Stadler, que alcançou um volume de negócios de 3,8 mil milhões de francos suíços em 2022, irá acrescentar esta fábrica à Divisão responsável da Península Ibérica consolidando, assim, a sua presença em Portugal.
Recorde-se que em Novembro de 2020, a CP e a Stadler assinaram um contrato para projectar e construir 22 comboios regionais do modelo FLIRT. O acordo inclui 10 carruagens eléctricas, 12 unidades bimodais, serviço de manutenção por um mínimo de 4 anos, assim como a prestação de serviços de formação. O contrato pressupõe a renovação da frota ferroviária regional e integrou parte do plano de renovação do material circulante do operador português.
Em Maio de 2021, o Metropolitano de Lisboa adquiriu 14 Metros de 3 carruagens à Stadler, uma encomenda que incluía também a manutenção preventiva e corretiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos do projecto, bem como o fornecimento de peças sobressalentes e de peças para a frota por mais dois anos. No mesmo ano, em Novembro, a Stadler assinou um contrato com o operador ferroviário de carga Medway, para a compra de 16 locomotivas eléctricas e de dupla voltagem interoperáveis EURO6000, com a maior capacidade de tracção disponível no mercado.