Sonae Sierra compra mais sete supermercados na Alemanha
A Sierra, empresa multinacional que opera de forma integrada no negócio imobiliário, concluiu a aquisição de sete supermercados, elevando para 12 o número total de ativos inseridos na carteira do seu fundo de investimento alemão de retalho alimentar. Lançado em Outubro de 2021, o Sierra German Food Retail Income Fund I, foi criado com uma base de investidores institucionais de referência da região DACH, oferecendo um perfil de investimento estável, indexado à inflação e de perfil de rendimento de longo prazo no investimento.
Com foco no retalho alimentar da Alemanha, nomeadamente em propriedades stand-alone, o fundo é caracterizado por contratos de longa duração com operadores reconhecidos e de elevada qualidade. Os 12 activos adquiridos estão distribuídos por nove estados diferentes, incluindo Renânia do Norte-Vestefália, Hesse, Baviera, Saxónia e Renânia-Palatinado.
O fundo tem como objectivo um investimento na ordem dos 200 milhões de euros, um valor representativo do importante volume de investimento deste veículo e da resiliência do sector onde está inserido, perfeitamente alinhado com as capacidades de gestão de investimento e competências estratégicas da Sierra e da sua carteira europeia em constante expansão.
Segundo Christoph Billwiller, Diretor de Investment Management da Sierra na Alemanha, afirma que, "este fundo de rendimento estável a longo prazo oferece uma exposição a um sector imobiliário resiliente, capitalizando na experiência e historial da Sierra, construído com múltiplos parceiros de referência durante mais de três décadas. Estamos muito satisfeitos com as aquisições efectuadas em pouco mais de um ano, e com o facto de podermos oferecer aos nossos investidores um rendimento acima da média, provando as nossas credenciais como parceiro de Investment Management de renome na Europa. Este crescimento é o resultado do nosso empenho no negócio de Investment Management e da nossa capacidade de identificar e oferecer oportunidades de investimento atrativas para diferentes grupos de investidores".
Em 2022, a Sierra concluiu o ano com um portfolio adicional de 700 milhões de euros em ativos sob gestão, gerindo mais de 4,8 mil milhões de euros de ativos em setores tão diversos como escritórios, logística e uso misto, distribuídos por 15 veículos de investimento na Europa, em parceria com os principais investidores internacionais e privados.
"Estamos muito satisfeitos com os progressos feitos até agora com o Sierra German Food Retail Income Fund I. O mercado alemão é de elevada importância estratégica para a Sonae Sierra, onde acreditamos que podemos trazer toda a nossa experiência em investimentos e gestão de ativos. O progresso na Alemanha é consistente e está alinhado com o desempenho da equipa de gestão de investimentos da Sierra em toda a Europa em 2022. Registámos um ano muito bom, tendo duplicado o volume de gestão de ativos fora dos centros comerciais e desenvolvido um pipeline atrativo para futuras oportunidades fora de mercado", salienta Luis Mota Duarte, CFO e Director Executivo de Investment Management da Sierra.
A Sierra aderiu recentemente aos Principles for Responsible Investment (PRI), tornando-se signatária dos princípios que promovem o investimento sustentável através da integração de critérios ambientais, sociais e de governação (ESG) nas decisões de investimento. Para além deste compromisso, a Sierra foi também a primeira empresa imobiliária portuguesa a refinanciar parte da sua dívida empresarial, através da emissão de obrigações ligadas ao seu desempenho de sustentabilidade, reforçando a sua reputação como líder na gestão de investimentos sustentáveis. O Sierra Prime e Iberia Coop, fundos geridos pela Sierra, obtiveram o nível Green Star pelo 13º ano consecutivo no GRESB Real Estate Assessment, que avalia o desempenho do ESG dos activos imobiliários a nível mundial.