CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Rua da Brasileira 49-51, no Bairro do Troino, em Setúbal. Foto CMS

Setúbal: Casa onde nasceu a cantora lírica Luisa Todi vai ser reabilitada

12 de dezembro de 2024

A Câmara Municipal de Setúbal vai avançar em breve com a reabilitação da casa em que nasceu a cantora lírica Luísa Todi.

A reabilitação da Casa Luísa Todi é uma das operações que avança para contratação pública de empreitada, a qual tem definida um preço-base de 500 mil euros, mais IVA, e fixa um prazo máximo de execução de 280 dias.

O imóvel localizado nos números 49 e 51 da Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, vai ser alvo de uma intervenção arquitectónica e estrutural que permita a criação de um polo cultural para perpetuar o legado da diva setubalense.



Luisa Todi (1753-1833)

Luísa Rosa de Aguiar nasceu em Setúbal, filha de um pai professor de música e instrumentista. A sua aptidão para o canto levaram-na a que apenas com 14 anos tivesse iniciado a sua actividade no teatro musical, em Lisboa. Onde casou, a 28 de Julho de 1769, com o compositor e primeiro-violinista napolitano e seu grande admirador, Francesco Saverio Todi. Luísa deve, em grande parte, ao seu marido Francesco a incrível carreira internacional que conquistou e que a levaram a actuar e e nalguns casos a viver em paises como o Reino Unido, França, Rússia, Alemanha, Austria, Itália e Espanha. De regresso a Portugal viveu no Porto, onde o seu marido viria a morrer.

Devido às convulsões que o país atravessava e, em particular, o Norte, mudou-se para Lisboa, de 1811 onde viria a falecer em 1833, completamente cega e em grandes dificuldades económicas de sobrevivência.