CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Seixal investe 8 M€ em duas novas escolas no concelho

10 de abril de 2025

O Município do Seixal, na margem sul da Área Metropolitana de Lisboa, vai investir quase 8 milhões de euros na criação de dois novos equipamentos escolares: a futura escola básica e jardim de infância do Pinhal do General, em Fernão Ferro, e o novo jardim de infância do Fogueteiro. Ambas as valências são consideradas «essenciais para garantir a qualidade de vida de uma população em franco crescimento», refere o presidente da autarquia, Paulo Silva (CDU).


Paulo Silva, presidente da CM do Seixal


O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública realizada esta quarta-feira, a abertura do concurso público para a construção da escola básica e jardim de infância do Pinhal do General, em Fernão Ferro, pelo preço-base de 6 034 774, 62 euros. A escola será construída num terreno identificado na Carta Educativa, prevendo-se a abertura de 12 salas do 1.º ciclo e três salas de educação pré-escolar, além de outras valências como refeitório, cozinha, biblioteca, Componente de Apoio à Família, gabinetes de apoio e espaço de jogo e recreio. No total, serão abrangidos um número máximo de 75 crianças do pré-escolar e 240 alunos do 1.º ciclo do ensino básico em regime normal ou 480 alunos do 1.º ciclo do ensino básico em regime duplo.

Nesta sessão, foi também aprovada a adjudicação da obra de construção do futuro jardim de infância do Fogueteiro, pelo valor de 1 860 255,84 euros, com um prazo de execução de 1 ano. Paulo Silva refere que «serão mais quatro novas salas de jardim de infância, pelo que este é mais um equipamento educativo fundamental para suprir as necessidades de uma população em constante crescimento, nomeadamente devido à fixação de um número crescente de casais jovens no município».

De salientar o esforço que a autarquia tem feito na construção de novos equipamentos escolares e ampliação e reabilitação dos existentes, num concelho que tem visto crescer a sua população, em particular a faixa de população jovem em idade de procriação.