CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

REVIVE lança concurso para a “Casa das Fardas” em Estremoz

27 de junho de 2023

O Programa REVIVE lançou o concurso para a adjudicação da concessão da exploração do imóvel denominado Casa das Fardas, localizado na união de freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), no concelho de Estremoz, distrito de Évora, com vista à realização de obras, incluindo de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos, como estabelecimento hoteleiro, estabelecimento de alojamento local, na modalidade de estabelecimento de hospedagem, ou outro projecto de vocação turística.



A apresentação de propostas termina no dia 19 de Outubro de 2023, a duração da concessão é de 50 (cinquenta) anos, sendo a renda mínima anual solicitada de 3.581,40 euros e a Área total de construçãode 2.391 m2.



A Casa das Fardas insere-se no notável sistema defensivo de Estremoz, cuja fortificação terá começado a ser erguida “na viragem dinástica que impôs D. Afonso III no poder (1248-1279), conferindo-lhe um estatuto de fortaleza-símbolo do novo quadro político saído da primeira guerra civil do jovem reino de Portugal. No tempo de D. Dinis já o castelo estaria definido, sendo o projecto um dos mais importantes da época. A cerca era defendida por 22 torres, e a população intramuros podia ser abastecida por cerca de 20 cisternas. A importância de Estremoz na primeira metade do século XIV é inquestionável, datando desse período um importante conjunto patrimonial que tem o castelo como denominador comum, mas que se estende a outras obras, como o Paço da Audiência ou secções consideráveis do paço real, hoje transformado em pousada. Na posse da rainha Santa Isabel, que aqui faleceu em 1336, Estremoz transformou-se num dos principais centros políticos do reino, sendo palco privilegiado da política régia durante todo o final da primeira dinastia”.