Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Queda de confiança de consumidores arrasta quebra de sentimento económico na Europa

Fotomontagem de Gerd Altmann para Pixabay

Queda de confiança de consumidores arrasta quebra de sentimento económico na Europa

28 de setembro de 2023

O sentimento económico voltou a recuar em Setembro na zona euro (-0,3 pontos para os 93,3) e na União Europeia (-0,4 para os 92,8), arrastado pela quebra da confiança dos consumidores, informou hoje a Comissão Europeia.

De acordo com os dados divulgados pela Direcção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) do executivo comunitário, na UE o sentimento económico está a recuar desde Maio, depois de em Abril se ter mantido estável face a Março.

Na zona euro, a trajectória descendente do indicador regista-se desde Fevereiro.

Quer entre os 27 Estados-membros, quer na média dos países do euro, o recuo do sentimento económico foi arrastado pela quebra da confiança dos consumidores (na UE de -18,7 e na zona euro -17,8).


Imagem de Mohamed Hassan para Pixabay


Considerando as maiores economias da UE, o sentimento económico piorou em Espanha (-3,2 pontos) e Itália (-2,2), tendo melhorado em França (2,7) e se mantido praticamente estável na Alemanha (0,3), Países Baixos (0,3) e Polónia (-0,1).

Em contrapartida, o indicador de expectativas de emprego registou uma subida de 0,6 pontos para 102,4 na UE e 0,5 pontos para 102,7 na área do euro, mantendo a sua posição acima da média de longo prazo (100 pontos).


Portugal: confiança dos consumidores e sentimento económico em baixa...

Por cá, o indicador de confiança dos consumidores portugueses voltou a diminuir em Setembro, após ter atingido em Julho máximos desde Fevereiro de 2022, enquanto o indicador de clima económico recuou pelo terceiro mês consecutivo, divulgou hoje o INE.

Segundo os resultados dos "Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores" do Instituto Nacional de Estatística (INE), “o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em Agosto e Setembro, de forma mais expressiva no último mês, após ter registado em Julho o valor máximo desde Fevereiro de 2022”.

Quanto ao indicador de clima económico, “diminuiu entre Julho e Setembro, após ter estabilizado em Junho”, tendo os indicadores de confiança diminuído no comércio e nos serviços e aumentado na construção e obras públicas e na indústria transformadora.

Lusa/DI