
Alfragide Norte (Amadora) - Imagem de Rúdisicyon em Wikipedia
Procura na periferia de Lisboa mantém-se alta mesmo com casas mais caras
Dos 50 municípios mais procurados para comprar casa em Portugal, analisados pelo idealista, confirma-se a tendência clara: a procura continua concentrada na periferia de Lisboa, mesmo com preços já acima dos 300 mil euros.
De acordo com o estudo do portal imobiliário, Amadora lidera a procura nacional, seguida de Oeiras, Moita, Vila Franca de Xira, Odivelas, Barreiro, Sintra, Loures, Alenquer e Torres Vedras. Lisboa surge apenas na 11.ª posição.
O top 10 é dominado por concelhos da Grande Lisboa, onde os preços medianos superam, na maioria dos casos, os 300 mil euros.
Valongo é o primeiro município do Norte a aparecer no ranking (16.º), sendo que o Porto ocupa a última posição da lista analisada.
A procura reforçou-se nos anéis periféricos de Lisboa, Porto e Faro, impulsionada por preços relativamente mais acessíveis face aos centros urbanos.
Castelo Branco é o município mais barato entre os mais procurados (155 mil euros), embora ocupe a 40.ª posição.
No total, 11 dos 50 municípios mais procurados já apresentam preços medianos acima dos 500 mil euros.
Também entre os últimos lugares deste ranking da procura de habitação estão seis municípios algarvios: Vila Real de Santo António, Portimão, Tavira, Olhão, Silves e Albufeira. Os altos preços das casas, que superam os 420 mil euros nestes concelhos localizados no sul de Portugal, podem ajudar explicar os resultados. O município de Faro está mesmo fora deste top (68.º lugar), com o custo da habitação a tocar quase os 750 mil euros, impulsado pelo perfil característico da região, ao ser uma zona turística e de forte investimento estrangeiro.













