Porto destina mais 45 mil m2 de terrenos para habitação acessível em Lordelo do Ouro
A Assembleia Municipal do Porto aprovou a desafectação de uma parcela de terreno municipal onde a câmara pretende avançar com a construção de 291 novos fogos para arrendamento acessível em Lordelo do Ouro.
Em causa está a desafectação de uma parcela de terreno municipal que, com uma área superior a 45 mil metros quadrados, irá integrar o projecto urbanístico de Lordelo do Ouro.
O projecto representa um investimento superior a 64 milhões de euros e o processo de loteamento foi submetido no início de Dezembro a consulta pública.
A operação de loteamento prevê a constituição de nove lotes, dos quais cinco serão construídos e destinados a habitação acessível com comércio e serviços nos pisos térreos.
Dos 291 fogos a construir, 140 serão de tipologia T1, 114 de tipologia T2 e 37 de tipologia T3.
Os restantes quatro lotes correspondem aos blocos habitacionais já existentes, com 179 fogos, e que pertencem ao parque habitacional do município para renda apoiada.
A desafectação permitirá “a reestruturação da malha urbana e a consolidação da relação entre o edificado e o espaço público existente”, indica a proposta em discussão na sessão da Assembleia Municipal que decorreu na segunda-feira à noite.
Lusa/DI