CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Porto: Abertas candidaturas para nova cooperativa com 98 apartamentos no Carvalhido

20 de junho de 2024

A gestora profissional de cooperativas MOME abriu candidaturas para uma nova cooperativa de habitação, situada na zona do Carvalhido, no Porto, que terá 98 apartamentos e representa um investimento de 34 milhões de euros, foi hoje revelado.

Em declarações na sessão de apresentação, o fundador e presidente da MOME, Francisco Rocha Antunes, esclareceu que o projecto começou a ser pensado há cerca de um ano e meio e se inspirou em modelos já criados em Madrid, capital espanhola.

“As nossas cooperativas em relação às cooperativas históricas tem três características novas, são digitais, transparentes e sustentáveis”, referiu o fundador.

Designado de Hera.coop, o projecto contará com 98 apartamentos, distribuídos por um edifício com dois blocos, e 44 fogos de tipologia T0, 28 de tipologia T2 e 26 de tipologia T3.

Este, que é o "primeiro projecto de grande escala" da MOME representa um investimento cooperativo de 34 milhões de euros, "consistindo numa oferta de habitação com preços a partir de 187 mil euros".

Localizado no cruzamento entre a Rua de Monsanto e a Rua 9 de Abril, na zona do Carvalhido, o projecto concebido arquitectónicamente pelo gabinete Hori-zonte prevê a utilização de métodos "construtivos inovadores e materiais sustentáveis".

Os interessados podem aderir à cooperativa através da submissão de uma proposta para avaliação da viabilidade financeira da MOME, após a qual será apresentado o projecto.

“O projecto está licenciado, portanto não há risco de licenciamento, que é muito forte em Portugal pelo tempo que pode demorar. Não tem risco de licenciamento, não tem risco de orçamento de construção nem do financiamento à construção, que já está contratualizado”, esclareceu o presidente da MOME, acrescentando que está é garantido um seguro de sinal.

Depois de reunidos todos os cooperadores, a construção avança, estimando Francisco Rocha Antunes que tal possa acontecer a partir de Novembro.

Este é o segundo projecto cooperativo da MOME, depois de em Lavradores, em Vila Nova de Gaia, ter avançado com um projecto da autoria da Cerejeira Fontes Architects de 13 moradias (sete casas-jardim e seis casas-rio).

Criada em 2021, a MOME pretende construir entre quatro e cinco novas cooperativas por ano, fruto de um investimento cooperativo de 700 milhões de euros.