Oferta de hotéis à venda desce 27% num ano
Oferta de hotéis à venda em Portugal caiu 27% em Agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. O stock de imóveis turísticos disponíveis no mercado diminuiu em 12 distritos e regiões autónomas, com Faro a registar a maior queda, indica o idealista.
Segundo o estudo do portal imobiliário, depois do período conturbado da pandemia em que muitos proprietários fecharam portas aos seus hotéis e decidiram colocá-los no mercado, agora surge uma altura em que a hotelaria é a “estrela” do imobiliário. Isto porque tem sido um dos sectores mais procurados para investimento em imóveis comerciais no nosso país, e os especialistas apontam que continuará a marcar tendência.
A verdade é que o desinvestimento em imóveis turísticos recuou. No final de agosto de 2024, foram contabilizados 147 estabelecimentos turísticos à venda, menos 27% do que no mesmo período do ano passado (ou seja, menos 53 unidades de hotelaria), revelam os dados mais recentes do idealista/data.
Parte significativa dos edifícios turísticos à venda em agosto situa-se nos distritos de Faro (22), Lisboa (21) e Porto (21), representando 44% do total da oferta disponível. Mas também salta à vista que continuam a haver oportunidades de negócio para novos investimentos, havendo pelo menos um estabelecimento hoteleiro disponível para ganhar novo dono em praticamente todos os distritos e ilhas portuguesas. A única exceção é ilha da Madeira, onde não foi registado nenhum anúncio de hotel à venda.