CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem de ASphotofamily em Freepik

Novo Banco fez quase 18 mil renegociações de crédito à habitação até Setembro

2 de novembro de 2023

O Novo Banco já renegociou quase 18 mil contratos de crédito à habitação até Setembro devido à dificuldade dos clientes em pagarem os empréstimos.

O Novo Banco divulgou hoje que teve lucros de 638,5 milhões de euros entre Janeiro e Setembro, mais 49% do que nos primeiros nove meses de 2022.

Questionado pela Lusa sobre as renegociações de créditos à habitação, fonte oficial do Novo Banco disse que "foram renegociados cerca de 17.700 contratos, principalmente com reduções de spread/taxa de juro com reflexo na respectiva prestação".



Nos primeiros nove meses do ano, houve ainda 1.360 contratos de crédito à habitação com juros bonificados pelo Estado (ao abrigo do decreto-ei 20-B /2023, em que o Estado paga parte do aumento dos juros a clientes em dificuldades, em algumas condições).

A subida das taxas de juro tem criado problemas a muitas famílias que pagam crédito à habitação, uma vez que têm efeito nos contratos a taxa variável com subida significativa das prestações mensais. Para mitigar o impacto imediato, os bancos têm renegociado créditos e o Governo tem tomado medidas.

A partir de hoje e até fim de Março de 2024 os clientes bancários podem pedir ao seu banco o acesso ao regime que fixa por dois anos a prestação do crédito à habitação e por um valor inferior ao actual.

Lusa/DI