CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

No primeiro ano em Portugal, a espanhola Tiko cresce 400% em volume de transações

31 de outubro de 2022

A proptech terminou o seu primeiro ano com um volume elevado de transacções, até 30% das realizadas nas cidades onde a Tiko está presente, tendo crescido 400% em volume de transacções desde 2022.

Lisboa foi a cidade com o maior número de transacções no mercado português, sendo responsável por aproximadamente 56% das transacções da empresa. 

A Tiko, que ao longo do último ano recebeu pedidos de avaliação de propriedades com origem noutras cidades de Portugal, promete surpresas para breve. Por agora, diz Ana Villanueva, CEO Iberia da Tiko, "em Portugal excedemos os nossos objectivos iniciais e isso ajudou-nos a alcançar, em 2021, receitas totais com uma margem bruta de +15%, um valor record. Motivos mais do que suficientes para fazer crescer a nossa equipa". Actualmente, a Tiko tem escritório em Lisboa, Setúbal e Porto e uma equipa de 10 pessoas em Portugal.


Apartamento - Tiko


A tecnologia desempenha um papel fundamental dentro da empresa: A Tiko tem o seu próprio algoritmo que valoriza cada propriedade sem a ver. Ana explica que "TikoAnalytics é um algoritmo de inteligência artificial que recolhe quatro milhões de peças de dados de mercado todos os dias a partir de propriedades e cruza-as com dados de transacção. Este cruzamento de dados permite à  Tiko calcular o preço do imóvel sem o visitar, com menos parcialidade no processo de avaliação e assegurando a melhor aproximação ao valor real do mercado, para além de prever as tendências futuras do próprio mercado.

Num mercado onde existe um desequilí­brio entre a oferta e a procura, Ana Villanueva mostra-se confiante quando ao futuro do sector, ainda que seja urgente rever a carga fiscal, bem como os desafios no licenciamento de novos projectos, nomeadamente a burocracia associada ao processo. "Apesar de estar em Portugal há apenas um ano, 96% dos clientes estão satisfeitos com a Tiko, o que reflecte a confiança que os clientes depositaram em nós e mostra um futuro promissor para a empresa neste país", concluiu Villanueva.