CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Sede social da empresa Duro Felguera, nas Astúrias

Mota-Engil e grupo mexicano Prodi são sócios da empresa espanhola Duro Felguera

23 de fevereiro de 2023

O grupo espanhol de engenharia e bens de capital comunicou esta terça-feira à  Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) do país vizinho, “a incorporação do Grupo Promotor de Desarrollo e Infraestructura (Prodi) e da Mota-Engil México como parceiros industriais com "o objectivo específico" de assegurar a viabilidade a longo prazo e o crescimento sustentável da empresa - refere esta manhã a imprensa de Espanha.

Segundo o acordo, o grupo mexicano e o grupo português garantem a sua parceria no capital da empresa por um período mínimo de quatro anos, embora observem que os seus planos actuais são de "mantê-la por um período de tempo ilimitado".

Segundo o periódico “Cinco Dias”, ambos os parceiros injectarão na empresa dois empréstimos num montante total de 90 milhões de euros - 40 M€ a Mota-Engil México e 50M€ o Grupo Prodi.

A empresa asturiana Duro Felguera, fundada no final do séc. XIX, possui actualmente vários ramos de actividade que vão desde o sector da energia convencional, às energias renováveis e hidrogénio verde, mineração, petróleo e gás, instalações industriais, serviços de operação e montagem, segurança digital e sistemas logísticos.

O Grupo Prodi é uma empresa industrial mexicana cuja actividade principal é a concepção e construção de projectos de infra-estruturas públicas. Possui também uma participação de 49% na filial mexicana do grupo português Mota-Engil. O Grupo português Mota-Engil, tem também, como é sabido, como parceiro de referência com 30% do seu capital o governo chinês, que entrou na empresa de construção portuguesa através da gigantesca CCCC.