Mota-Engil com contrato de construção no México no valor de 1,2 mil milhões de dólares americanos
A Mota-Engil através da sua participada Mota-Engil México, assinou um acordo com a Pemex Transformación Industrial, subsidiária da empresa petrolífera estatal mexicana, Petróleos Mexicanos ("PEMEX"), para a construção de uma unidade industrial de fertilizantes em Escolín, Poza Rica, Estado de Vera Cruz. O acordo tem como objecto o desenvolvimento da engenharia, construção, financiamento e operação de uma unidade de produção de amoníaco, ureia e Adblue com uma produção equivalente superior a 700.000 toneladas por ano.
A construção desta unidade reduzirá a importação de fertilizantes e robustecerá de forma relevante a autonomia produtiva do sector agrícola no país, promovendo igualmente soluções de sustentabilidade ambiental, através da redução da emissão de gases poluentes libertados para a atmosfera, que a incorporação de Adblue nos combustíveis promove. Este contrato inovador em modelo de "tolling" estabelece que o cliente entrega as matérias-primas principais (gás e água) sendo da responsabilidade do operador a transformação das mesmas e a entrega do produto final, não existindo qualquer risco de variação do preço das matérias-primas e/ou responsabilidade na comercialização do produto final.
O projecto será desenvolvido em três fases, sendo que a primeira, com uma duração entre quatro e seis meses, envolve o desenvolvimento de estudos de viabilidade de engenharia, seguindo-se a fase de construção, que se estima em 42 meses, com um investimento de 1,2 mil milhões de dólares americanos, seguindo-se a fase de operação técnica da unidade durante 20 anos.