Marcelo Freixo assume presidência da Embratur e pretende renovar a imagem internacional do Brasil
O novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, acaba de assumir o cargo com foco na recuperação da imagem do Brasil no exterior para atrair turismo, incentivar os investimentos e criar emprego no país.
Freixo foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de Janeiro. “Após quatro anos de isolamento internacional ditado pela irresponsabilidade do anterior governo, o Brasil está novamente empenhado em retomar o seu papel de protagonista na promoção do diálogo, da cooperação e das questões ambientais e climáticas no plano internacional. Na Embratur, a nossa missão será colocar o turismo brasileiro no patamar de relevância expectável”, afirma o novo presidente.
No mesmo dia em que assumiu a presidência da Embratur, Freixo anunciou que a primeira medida passa por uma reorganização interna. “Faremos uma gestão técnica e transparente, com base nas boas práticas do mercado. Vamos retomar o foco no marketing, na promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, com base em inteligência de dados e big data, nas parcerias com os setores público e privado, nos investimentos em inovação, na inserção da agenda de sustentabilidade, ações climáticas e o foco nos resultados”, acrescenta.
O novo presidente pretende trabalhar em conjunto com ministros cuja actuação está directamente relacionada com a modernização das políticas públicas e com programas voltados para a promoção do turismo no exterior. “Além de integrar as ações da nossa agência na agenda de política externa e de vários ministérios do governo do Presidente Lula da Silva, retomaremos o diálogo com o mercado e as entidades que desenvolvem ações de promoção internacional. Vamos construir uma Embratur moderna, profissional, eficiente e comprometida com o desenvolvimento sustentável”, concluiu.
O novo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, tem 55 anos, é professor de História e nasceu em São Gonçalo, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Foi eleito deputado estadual no Rio de Janeiro pela primeira vez em 2006. Marcelo disputou a prefeitura do Rio de Janeiro por duas vezes, em 2012 e 2016, e o Governo em 2022. Eleito deputado federal em 2018, o mesmo ano em que Jair Bolsonaro chegou à presidência da República, foi líder da oposição ao Governo, o que o levou a ser duas vezes eleito melhor membro parlamentar do Brasil no Prémio Congresso em Foco. Marcelo Freixo foi fulcral na equipa de transição do Governo do Presidente Lula da Silva, integrando o sector do turismo.