CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto CM da Guarda

Foto Revive

Foto Revive

Hotel Turismo da Guarda integrado na rede de Pousadas de Portugal

17 de janeiro de 2023

O Hotel Turismo da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal para “reabilitação e subsequente exploração”, anunciou hoje o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na Assembleia da República.

“O Hotel Turismo da Guarda, edifício emblemático da cidade da Guarda, construído de raiz como unidade hoteleira de referência na região e inaugurado em 1947, será integrado na rede de Pousadas de Portugal e entregue à Empresa Nacional de Turismo, SA., para reabilitação e subsequente exploração, anunciou hoje o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na Assembleia da República, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação”, lê-se na nota do referido ministério .

A fonte lembra que o imóvel “foi destinado a venda e afetado ao programa ‘Revive’, desde 2011 e até à data presente, não gerando interessados”.

“Hoje, com a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, e entregue para reabilitação e subsequente exploração à ENATUR, Empresa Nacional de Turismo, SA., o Hotel Turismo da Guarda vê, assim, mais de 12 anos depois do seu encerramento, a solução final para a sua reabertura ao público”, acrescenta.

O Hotel Turismo da Guarda encerrou a sua actividade comercial em Outubro de 2010 e, em Abril de 2011, foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda.

Em Outubro de 2022, um despacho do Governo determinou a desafetação do imóvel do antigo Hotel de Turismo da Guarda do programa ‘Revive’, por o mercado não ter respondido às ofertas públicas e porque “urge recorrer a soluções alternativas”.

O hotel, inaugurado na década de 1940, foi a primeira unidade hoteleira da cidade mais alta do país.

As Pousadas de Portugal são uma rede de instalações hoteleiras, criadas a partir da década de 1940 e que conta com 36 pousadas, em edifícios históricos. A rede é detida maioritariamente pelo Estado Português e gerida por um grupo privado, o Grupo Pestana Pousadas.