Maioria dos profissionais prefere o trabalho híbrido
Trabalho Híbrido: 53% dos profissionais procurariam outro trabalho se tivessem que trabalhar mais dias no escritório, apesar de 27% dos empregadores quererem os profissionais mais presentes no escritório.
As conclusões são de uma pesquisa recente com 2.000 profissionais e empregadores conduzida pela empresa de recrutamento global especializada Robert Walters.
Apesar disso, de acordo com a pesquisa salarial Robert Walters 2024, o trabalho híbrido permanece entre os três benefícios mais procurados em todas as áreas profissionais.
"A pandemia não só abriu as portas para o trabalho híbrido, como o tornou um pilar em muitas empresas. Os líderes que tentam implementar um retorno completo ao escritório rapidamente terão problemas – pois é claro que muitos profissionais não desistirão prontamente das rotinas de trabalho flexíveis com as quais passaram os últimos 3-4 anos se sentindo confortáveis”, refere François-Pierre Puench, Country Director da Robert Walters Portugal.
A pesquisa comprova que se foi o tempo em que os empregadores competiam por talentos apenas com salário – portanto, ter um modelo de trabalho híbrido claramente definido será um benefício fundamental para alavancar a atração e retenção de candidatos este ano, particularmente onde os orçamentos de contratação permanecem rigorosos.
Motivos que afastam os profissionais do escritório
A pesquisa descobriu que os principais factores que distanciam os profissionais de passar mais tempo no escritório são: custos associados (46%), equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (28%), deslocações longas (16%) e distrações no trabalho (10%).
"Com a inflação ainda alta e preocupações contínuas com o custo de vida, gastar dinheiro no deslocamento para o trabalho, comprar almoço entre outras despesas apresenta mais um obstáculo importante para os profissionais que retornam ao escritório’’, salienta o responsável.
Questão principal no local de trabalho de 2024
45% dos profissionais afirmaram que as "mudanças para o trabalho híbrido" terão maior impacto nos locais de trabalho este ano – antes das mudanças nos esquemas de recompensas e benefícios (20%), avanços em IA generativa (19%) e liderança eficaz (16%).
"Embora a nossa pesquisa indique que os profissionais estão antecipando mudanças na forma como trabalhamos este ano, o trabalho híbrido não é algo que os empregadores podem simplesmente tirar sem oferecer algum incentivo ou compromisso", indica François-Pierre Puench.
Atracções no escritório
"Os benefícios de trabalhar no escritório são claros – apenas por ser um rosto mais familiar no escritório, estar à disposição para ajudar ou se envolver com seus colegas em projetos e ser reconhecível pela liderança sênior pode mantê-lo em boa posição para promoções”, esclarece.
Há uma série de outros benefícios, como a exposição a novas habilidades, a obtenção de orientação de colegas seniores e, geralmente, sentir-se mais conectado à cultura e à comunidade do local de trabalho.
O Country Director da Robert Walters Portugal compartilha duas maneiras de trazer os funcionários de volta ao escritório:
- Ajudar com os gastos dos funcionários – subsidiar trajectos, fornecer café da manhã ou almoço são incentivos de baixo custo que fazem uma enorme diferença nos custos diários e no orçamento dos profissionais.
- Oportunidades de mentoria/formação de alto nível – ter um programa de mentoria ou oportunidades de formação adicionais no escritório proporciona um atrativo significativo para os profissionais que procuram melhorar as suas habilidades.