Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Lisboa vai ter (finalmente) uma nova Praça do Martim Moniz

 

Lisboa vai ter (finalmente) uma nova Praça do Martim Moniz

14 de novembro de 2023

O atelier F|C Arquitectura Paisagista, das arquitectas Filipa Cardoso de Menezes e Catarina Assis Pacheco, foi o vencedor do Concurso de Ideias para Praça do Martim Moniz. O atelier fora já o vencedor do projecto do Parque Ribeirinho Oriente, junto ao Parque das Nações, e contam no seu portefólio um número vasto de projectos de relevo e projecção.

A reabilitação da Praça do Martim Moniz tem sido um processo penoso e que se arrasta há já muitos anos. Depois da autarquia ter inquirido a população sobre o que desejava e pretendia para o espaço, foi lançado há cerca de um ano um concurso de ideias, cujo resultado foi agora dado a conhecer e que terá a sua conclusão na reunião de Câmara do dia 22 de Novembro.




Se nada houver em contrário, o atelier vencedor do Concurso de Ideas irá ficar responsável pela elaboração do projecto de execução, ou seja, o projecto mais pormenorizado da obra, para que possa depois ser lançado o concurso público para a realização dessa empreitada. A expectativa é que o novo Martim Moniz possa ser finalmente (!) uma realidade na primeira metade de 2026.

Algumas ideias-chave do projecto vencedor:

  • a praça deixará de estar rodeada por infraestrutura rodoviária,
  • reabilitação da muralha fernandina
  • na zona central da praça será criado “o novo jardim do centro histórico”
  • a parte central da praça do Martim Moniz e toda a área em torno do Centro Comercial da Mouraria e da Capela de Nossa Senhora da Saúde passarão a estar interligados por uma “zona exclusivamente pedonal, ampla, versátil e livre de obstáculos” e onde será criado um “generoso anfiteatro virado para a colina da Mouraria”.
  • Irão ser construídas umas novas escadas rolantes na vertente que vai dar ao Hospital de S. José.
  • a revisão do esquema viário vai obrigar à criação de uma nova rotunda a sul do Martim Moniz, “desenhada com duas vias de circulação, de forma a garantir as inversões de marcha e o acesso ao Hotel Mundial”.