Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Linha da Beira Alta reabre na totalidade este domingo com nova ligação à Linha do Norte

 

Linha da Beira Alta reabre na totalidade este domingo com nova ligação à Linha do Norte

25 de setembro de 2025

A Linha da Beira Alta reabre integralmente no domingo, 28 de Setembro, com a reposição do serviço de passageiros entre Pampilhosa e Mangualde, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). Com esta reabertura, fica assegurada a circulação em toda a extensão da linha, entre Pampilhosa e Vilar Formoso, na fronteira com Espanha.




No mesmo dia entra em funcionamento a Concordância da Mealhada, uma ligação de 3,2 quilómetros que conecta directamente a Linha do Norte à Linha da Beira Alta, permitindo maior eficiência nas ligações entre o norte e o interior do país, bem como no transporte de mercadorias para os portos de Aveiro e Leixões e para as redes ferroviárias de Espanha e da Europa.

Encerrada desde Abril de 2022, a linha foi alvo de uma modernização integral, num investimento de cerca de 600 milhões de euros. A intervenção abrangeu cerca de 190 quilómetros de via, incluindo variantes de traçado, supressão de todas as passagens de nível e construção de alternativas desniveladas, aumentando a velocidade e a segurança da circulação.



As estações receberam obras de requalificação em plataformas, salas de espera, bilheteiras, instalações sanitárias e espaços comerciais, bem como nova sinaléctica e painéis informativos. Foram ainda criadas condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Do ponto de vista técnico, a linha passa a dispor de modernos sistemas de sinalização electrónica e telecomunicações, além de zonas de resguardo que permitem o cruzamento de comboios de 750 metros, reforçando a capacidade operacional, sobretudo no transporte de mercadorias.

Segundo a IP, a Linha da Beira Alta constitui um eixo estruturante do Corredor Internacional Norte, garantindo uma ligação ferroviária mais rápida e segura entre o Centro e o Norte de Portugal e a fronteira com Espanha.

Fotos cortesia IP