Incus Capital e Colares Capital formam joint venture para plataforma de self-storage Control Space
A Incus Capital ("Incus"), a consultora de gestão de activos sediada em Madrid, e a Colares Capital, detentora da plataforma de self-storage Control Space, anunciaram uma joint venture com o objectivo de desenvolver a plataforma de modo a tornar-se a empresa líder no sector em Portugal, através de novas aquisições de imóveis e suas respectivas reconversões.
Como investimento inicial, a joint venture adquiriu um conjunto de imóveis que já estavam sob gestão da Control Space e que eram detidos por um fundo português gerido pela Insula Capital, uma sociedade gestora de organismos de investimento colectivo. Os imóveis estão localizados em Lisboa (Alcântara e Alfragide) e também na Zona Industrial do Porto.
Albano Costa Lobo, cofundador da Control Space, afirma que "estamos muito satisfeitos com a concretização desta operação numa altura em que os sectores de imobiliário alternativo, como o do self-storage, continuam a crescer de forma acelerada. Com esta operação, queremos garantir que a Control Space continua a cumprir o seu propósito: desempenhar um papel ativo na mitigação da crise habitacional em Portugal, disponibilizando uma opção para aqueles que enfrentam desafios de espaço nas suas residências".
"Estamos muito entusiasmados com esta joint venture, que encaixa perfeitamente na nossa estratégia de capitalizar plataformas com enorme potencial de crescimento, como a Control Space. O self-storage já está bastante mais maduro noutros países e a Control Space está agora ainda melhor posicionada para liderar o mercado em Portugal. As tendências demográficas e do mercado imobiliário são claras, e de facto cada vez mais pessoas e empresas vão necessitar deste tipo de soluções", refere Tiago Brandão, Managing Director da Incus Capital em Portugal.
Florence Ricou, CEO da Insula Capital, destaca que "foi com muito orgulho que a Insula Capital foi protagonista da primeira venda de um portfólio de self-storage em Portugal. Acreditámos no sector há uns anos e é com satisfação que vemos que a aposta se revelou certeira e que o nosso plano de negócio correspondeu às expetativas dos nossos investidores".
Fundada em 2021 por Albano Costa Lobo e Vasco Fino, e pouco mais tarde tendo Francisco Parreira do Amaral integrado como sócio, a Control Space, desafia o cenário competitivo do mercado de self-storage, com uma abordagem que integra tecnologia de ponta. A empresa gere actualmente uma área bruta de cerca de 13.000m2, que representam aproximadamente 2.000 unidades de self-storage, com dimensões entre os 1m2 e os 20m2.
Além da segurança como pilar, os seus espaços são 100% automatizados e sustentáveis, proporcionando uma experiência simples ao utilizador. A estratégia da Control Space concentra-se na digitalização do serviço através da solução de reservas online e também do acesso às unidades a qualquer momento via app, sendo a primeira empresa do sector em Portugal a implementar este tipo de sistema integrado.
A empresa está comprometida com os critérios ESG e procura activamente diminuir a sua pegada de carbono, através de diversas iniciativas nos seus espaços, como a utilização de luzes LED activadas por sensores de movimento, a disponibilização de postos de carregamento para veículos elétricos para os clientes e o consumo de energia produzida através de painéis solares. A Control Space está igualmente muito desperta para os materiais utilizados na construção das suas unidades, e utiliza apenas materiais certificados ambientalmente.