Hotel Casa Lucia, 146 suites de luxo no coração de Buenos Aires
É a primeira grande inauguração no mercado hoteleiro de luxo em 2024, e logo na capital de um país sul-americano que passa por uma das piores crises da sua vida económica e social, com a inflação superando os 160% em 2023 e, segundo, muitos economistas, com perspectivas de vir a ultrapassar os 30% ao mês durante 2024 com a imposição das medidas do recém-eleito Presidente, o ultra-liberal Javier Milei. Mas se a vida vai mal para os argentinos das classes médias e baixas, ela está bem para quem é rico ou possui rendimentos elevados em moeda forte.
O hotel ocupa o icónico Edifício Mihanovich, um dos mais altos da capital argentina e pertence à cadeia catalã de luxo Único Hotels, sendo a sua primeira unidade fora de território espanhol.
Ao todo são 146 suítes requintadas, que variam de 25 m2 a 60 m2, e 2 suítes residenciais com 120 m2 casa uma, onde a luz natural inunda todos os espaços e possuem vistas deslumbrantes para o Rio da Prata. Projectadas com uma decoração moderna e atemporal, combinam materiais nobres, como madeira quente e o mármore.
O hotel está inserido no Bairro da Recoleta, famoso pelas suas sofisticadas boutiques de moda, galerias de arte, palácios e pontos históricos.
Aproveitando as vistas deslumbrantes que o edifício proporciona, muitos quartos e suítes dispõem de varandas com chuveiros externos, espreguiçadeiras e opções de refeições ao ar livre, dando aos hóspedes a oportunidade de saborear a vista da cidade e do Rio de la Plata.
Em termos de gastronomia, o seu Restaurante Cantina está à altura da categoria do novo hotel, oferecendo além do salão principal, seis salas com serviço privado e luz natural.
O seu bar Le Club Bacan também é uma boa alternativa de degustação e lazer, com mais de 400 variedades de vinhos argentinos e sempre com música ambiente.
Um luxuoso spa, um ginásio da última geração e uma piscina de 16 metros emoldurada por espelhos são outras formas de passar o tempo.
Um pormenor que marca a identidade desde novíssimo hotel é o facto de arte estar presente em todas as suas superfícies, dos espaços comuns ao interior das suites.
Um estadia nesta preciosidade do país das pampas custa, no mínimo, 390 dólares, dormida e pequeno-almoço, preço condizente com esta fase de promoção do hotel.
A reabilitação do histórico edifício teve por base o projecto arquitectónico do atelier Torrado Arquitectos, de Buenos Aires, juntamente com a equipe de design de interiores da emoresa urugua Fernanda Schuch Studios.
Fotos: cortesia da cadeia Unico Hotels