
Parque Fotovoltaico de Bailundo, Angola - MCA
Grupo português MCA entrega último de sete parques do Projecto Solar de 370MW em Angola
O Parque Fotovoltaico de Bailundo, localizado na província do Huambo, em Angola, foi oficialmente inaugurado no início de Setembro, assinalando a conclusão do Projecto Solar Fotovoltaico de 370MW em Angola, uma iniciativa estratégica para a transição energética do país.
Projectado e construído pelo Grupo MCA, foi pensado com o objectivo de gerar um impacto ambiental, social e económico positivo em Angola, marcando o futuro da energia sustentável no país. Esta infraestrutura é a última das sete centrais fotovoltaicas que compõe o projecto.
Manuel Couto Alves, Chairman do Grupo MCA, considera que "a conclusão da totalidade dos parques fotovoltaicos do Projecto Solar de 370MW, em Angola, é um feito que muito nos orgulha enquanto empresa. Este projecto representa não apenas um desafio técnico superado com excelência, mas também uma transformação significativa na qualidade de vida das comunidades abrangidas. Na MCA, qualidade é a palavra-chave do nosso trabalho diário. Somos exigentes com as nossas pessoas, serviços, e soluções tecnológicas, sempre com o propósito de contribuir para um mundo mais sustentável".
Desenvolvido por um consórcio internacional liderado pelo Grupo português MCA e pela norte-americana Sun Africa, o projecto está distribuído por várias províncias angolanas, totalizando uma capacidade instalada de 370 MWp. Actualmente, estas sete centrais fotovoltaicas fornecem energia sustentável a cerca de 2,4 milhões de pessoas, contribuindo para a redução anual de aproximadamente um milhão de toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO₂) e eliminando o consumo de cerca de 1,4 milhões de litros de gasóleo em geradores e produção térmica, com efeitos fortemente poluentes.
O município de Bailundo, com uma população de cerca de 373 mil habitantes, enfrenta desafios significativos no abastecimento energético, marcado por irregularidades e apagões frequentes. A entrada em funcionamento do novo parque fotovoltaico representa um importante reforço da capacidade de produção e distribuição de energia elétrica na região, democratizando o seu acesso e promovendo a eficiência e a estabilidade.