
Culturgest recebe principal conferência nacional dedicada às energias renováveis
A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis promove, nos próximos dias 2 e 3 de Outubro, mais uma edição da Portugal Renewable Energy Summit (#PRES). O evento terá lugar no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.
Reconhecida como a principal conferência nacional dedicada ao sector das renováveis, a #PRES é, há mais de uma década, um ponto de encontro incontornável para o debate e partilha de conhecimento sobre as políticas, a regulação, a estratégia e a inovação que moldam o futuro do sector energético.
Ao longo de dois dias, os grandes temas e desafios da transição energética serão discutidos em painéis dinâmicos que reúnem representantes de entidades públicas, decisores políticos, líderes empresariais e especialistas internacionais.
Entre os oradores confirmados para esta edição destacam-se:
- António Comprido, Secretário-Geral da EPCOL
- Ben Backwell, CEO do Global Wind Energy Council
- Bruce Douglas, CEO da Global Renewables Alliance
- Dörte Fouquet, Director da EREF (Federação Europeia de Renováveis)
- Gonçalo Lagem, Presidente da Câmara Municipal de Monforte
- Jean Barroca, Secretário de Estado da Energia, Ben Backwell,
- João Faria Conceição, COO da REN
- José Donoso, Diretor-Geral da UNEF (União Solar Fotovoltaica Espanhola)
- José María González Moya, Presidente da APPA Renovables;
- Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia
- Michael Liebreich, CEO da Liebreich Associates e fundador da BloombergNEF
- Patrick Clerens, Secretário-Geral da EASE (Associação Europeia de Armazenamento de Energia)
- Walburga Hemetsberger, CEO da SolarPower Europe,
O programa da conferência arranca no dia 2 de Outubro, com a sessão de abertura conduzida por Jean Barroca, Secretário de Estado da Energia. Segue-se uma intervenção de Michael Liebreich, que dará o mote para o debate sobre a evolução global das energias renováveis e as grandes tendências internacionais.
O papel do Clean Industrial Deal na transição energética da União Europeia será outro dos momentos altos do primeiro dia, com contributos da Comissão Europeia e de representantes do Parlamento Europeu e das principais associações sectoriais europeias. Ainda no mesmo dia, serão analisados os desafios do Readiness 2030 e da expansão da infraestrutura energética, bem como o futuro do mercado ibérico de electricidade. O dia termina com um olhar sobre o caminho para o cumprimento da meta nacional do eólico offshore até 2030 e sobre o papel do reequipamento no processo de transição energética.
No dia 3 de Outubro, o debate incidirá sobre temas estruturais para o futuro da transição energética em Portugal e na Europa, como a biodiversidade e a aceitação social, a legislação e regulação do setor, a descarbonização dos consumos de energia e a diplomacia económica como motor de atração de investimento. Está igualmente prevista a discussão sobre o cumprimento das metas nacionais de capacidade instalada, que antecederá a cerimónia de encerramento, liderada pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.