Costa Esmeralda: Um dos mercados mais procurados e mais exclusivos de propriedades para férias no mundo
A Costa Esmeralda, localizada na costa nordeste da Sardenha, é um dos mercados mais procurados e mais exclusivos de propriedades para férias no mundo. Mas também continua a ser um dos mercados mais discretos.
Esta faixa costeira, que deve o seu nome ao verde-esmeralda único das suas águas, estende-se por cerca de 20 quilómetros - com praias de areia fina, baías rochosas pitorescas e uma arquitectura mediterrânica única. Desde a década de 1960, tem sido uma das melhores localizações da Europa para restaurantes de primeira classe, lojas exclusivas e segundas residências de luxo. "A procura de bens imobiliários aumentou acentuadamente na sequência da pandemia e, ao lado de moradias de primeira qualidade com vista para o mar, o interesse dos compradores está a deslocar-se cada vez mais para grandes propriedades rurais com terrenos extensos que oferecem um retiro pacífico e isolado", diz Daniela Ciboddo, Licence Partner da Engel & Völkers Porto Cervo. E acrescenta: "Ao mesmo tempo, os compradores estão também a explorar cada vez mais as regiões a sul da Costa Esmeralda”.
Mercado imobiliário discreto e exclusivo com forte procura
O estatuto especial da Costa Esmeralda como um retiro de luxo para clientes de classe alta, e por vezes proeminentes, significa que a discrição e a exclusividade são princípios centrais do mercado imobiliário da região. "Muitas propriedades não são anunciadas no domínio público e geralmente são intermediadas em estrita confidencialidade. Em alguns casos, propriedades excecionais podem alcançar preços de venda superiores a 200 milhões de euros", diz Daniela Ciboddo.
Um dos locais mais procurados na Costa Esmeralda é a cidade portuária de Porto Cervo, que tem uma das marinas com os preços mais elevados do mundo. Desde que foi fundada pelo Príncipe Karim Aga Khan em 1962, tem evoluído para um ponto de encontro tanto para personalidades famosas como para o jet set internacional. Existe uma piazzetta tipicamente italiana no centro da cidade, com uma série de hotéis de luxo, bem como lojas de design, cafés e restaurantes de luxo. Os apartamentos cobiçados estão actualmente no mercado por até dois milhões de euros. Nas colinas à volta da cidade, existem também extensas parcelas de terreno com propriedades magníficas com preços de até 18 milhões de euros.
As localizações costeiras a sul de Porto Cervo são também muito procuradas, incluindo as baías de Cala di Volpe e Romazzino, que ostentam praias idílicas abençoadas com águas turquesa. Na Baía de Romazzino, villas exclusivas podem ser adquiridas por valores superiores a 200 milhões de euros. Em Cala di Volpe - conhecida internacionalmente pelos seus imaculados campos de golfe - as moradias e propriedades de luxo com vistas panorâmicas da costa e das ilhas circundantes são também muito procuradas. Os preços de compra de propriedades deste tipo podem chegar aos 18 milhões de euros.
O interesse por propriedades na cidade portuária de Porto Rotondo também é forte. A cidade tem uma frente portuária curva que pode acomodar até 800 iates, bem como praias pitorescas com águas cristalinas e belas baías como "Cala Ira" e "Cala Sabina". Boutiques e restaurantes de luxo também dão à cidade um encanto glamoroso. Algumas das villas exclusivas da região foram propriedade de indivíduos famosos e alcançam preços de até 40 milhões de euros.
Ao norte da Costa Esmeralda, o Porto Rafael é um dos favoritos dos habitantes e celebridades da ilha. Em comparação com o Porto Cervo, o local é menos turístico e oferece numerosos retiros tranquilos. Aqui poderá encontrar grandes parcelas em locais isolados com vistas de longo alcance de toda a linha costeira até à Córsega. Em Porto Rafael as moradias de luxo atingem preços até 15 milhões de euros.
Clientes internacionais procuram propriedades isoladas em locais de primeira qualidade
Uma elevada proporção de transacções imobiliárias na Costa Esmeralda pode ser atribuída a grupos de compradores do estrangeiro. Cerca de 38% dos compradores vêm da Alemanha, Áustria e Suíça, cerca de 10% da Grã-Bretanha, 5% cada um dos EUA, Austrália e Emirados Árabes Unidos, e 2% de outros países. 35% das compras imobiliárias são feitas por compradores italianos. A maioria destes clientes tem entre 40 e 70 anos e procura uma segunda casa para as suas famílias com filhos.
"As restrições que surgiram com a pandemia trouxeram realmente à ribalta o que a Costa Esmeralda sempre ofereceu e o que as pessoas de repente desejavam ainda mais: a natureza selvagem, intocada e exclusiva, as cidades e aldeias pitorescas cheias de uma sensação de segurança e liberdade", diz Daniela Ciboddo. "Para além de casas para ocupação dos proprietários, vilas e propriedades mais antigas em locais de primeira qualidade, tais como as colinas de Cala di Volpe e Porto Rafael, são espaços de investimento particularmente procurados, que são frequentemente renovadas extensivamente e revendidas ou alugadas".
Perspectivas: Continuação da elevada procura e interesse crescente nas regiões a sul da Costa Esmeralda
"A procura - especialmente de propriedades no segmento premium - tem permanecido consistentemente elevada na Costa Esmeralda desde a sua criação nos anos 60. O mercado imobiliário na região, em grande parte, não é afetado por crises políticas ou económicas e representa um porto particularmente seguro para investimentos imobiliários", resume Daniela Ciboddo, acrescentando: "Esperamos, portanto, que a procura se mantenha a um nível elevado. Estamos também agora a começar a ver interesse em propriedades nas regiões anteriormente menos procuradas a sul da Costa Esmeralda, tais como Puntaldia, Capo Coda Cavallo, e Punta Molara".