Convento do Beato ganha Prémio ArchDaily Building of the Year 2023
A reabilitação do Convento do Beato, em Lisboa, com projecto do atelier Risco, ganhou o Prémio ArchDaily Building of the Year 2023 na vertente de “Melhor uso de materiais”.
O prémio de arquitectura é atribuído anualmente pelos leitores do ArchDaily - a maior plataforma online de arquitectura a nível mundial. O método passa todos os anos, numa primeira fase, pela eleição - entre os muitos milhares de projectos recebidos - dos 75 projectos finalistas e, posteriormente, as 15 melhores obras de arquitedtura que foram concretizadas em 2022.
Como refere a plataforma, “o reconhecimento da profissão (de arquitecto) vai além de suas fronteiras habituais e é capaz de motivar, alegrar e emocionar um número cada vez maior de pessoas que entendem a importância de nosso ambiente construído e seu impacto na qualidade de vida das pessoas”.
“Os vencedores - adianta a publicação - são um exemplo concreto do que a sociedade reconhece como boa arquitectura, mas também do que se exige dela. Assumimos a responsabilidade de continuar desenvolvendo o espírito do prémio, fortalecendo a contribuição de nossa comunidade com base em suas preferências, juntamente com a voz de um público mais amplo de fora da arquitectura.
O projecto do Convento do Beato
Como refere a memória descritiva do Risco “As cerca de uma dezena de edifícios que compõem o complexo do Convento do Beato datam de várias épocas. Eles incluem a antiga igreja, o que resta do antigo convento e vários edifícios construídos principalmente para uso industrial no final do século XIX e início do século XX. O claustro original do convento, a sala capitular, o refeitório, a escadaria e a biblioteca sobreviveram e são utilizados como Centro de Eventos há vários anos. O projecto desenvolvido para o Beato Lux, contemplou a remodelação do Centro de Eventos e a reabilitação/remodelação dos restantes edifícios para novas utilizações, nomeadamente serviços na antiga igreja e habitação nos antigos edifícios industriais. O projecto inclui ainda a construção de dois parques de estacionamento, um acima do solo e outro subterrâneo, e vários espaços exteriores. As obras começaram em 2018 e têm conclusão prevista para 2024. Em Março de 2022, foram concluídas as obras do Centro de Eventos”. As fotografias foram captadas por Carolina Delgado
Para além do projecto português, foram premiados nas diferentes especialidades:
Arquitectura Comercial
Shanghai Suhe MixC World / Kokaistudios (China)
Arquitectura Cultural
Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 / MMBB Arquitetos + Ben-Avid + JPG.ARQ (EAU)
Arquitectura Educacional
Jadgal Elementary School / Daaz Office (Irão)
Arquitectura Hospitalar
University Hospital in Tangier / Hajji & Elouali + Architecturestudio (Marrocos)
Hotelaria
House & Restaurant / junya ishigami + associates (Japão)
Casas
Casa no Pomar do Cafezal / Coletivo LEVANTE (Brasil)
Habitação
Terrace House / Austin Maynard Architects (Austrália)
Arquitectura Industrial
Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados (Brasil)
Arquitectura de Interiores
Atelier Gardens Studio 1 / MVRDV (Alemanha)
Escritórios
CapitaSpring / BIG + Carlo Ratti Associati (Singapura)
Arquitectura Pública & Paisagismo
One Green Mile / MVRDV (Índia)
Arquitectura Religiosa
The Chamber Church / Büro Ziyu Zhuang (China)
Pequena Escala & Instalações
Glass House / Max Núñez (Chile)
Arquitectura Desportiva
Quzhou Sports Park / MAD Architects (China)