CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Construçãp nova

Construir habitação nova é mais caro 12,5%

10 de dezembro de 2022

Segundo o Instituto Nacional de Estatística - INE, em Outubro, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 12,5%, taxa inferior em 0,8 p.p. à observada em Setembro. Os preços dos materiais aumentaram 17,2%, desacelerando 1,3 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão de obra aumentou 5,9% (6,1% em Setembro).

O custo dos materiais contribuiu com 10,0 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (10,8 p.p. em Setembro) e a componente mão-de-obra manteve a sua contribuição de 2,5 p.p., tal como no mês anterior. Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos dos preços de cerca de 70%. O cimento, o betão pronto, o gasóleo, as madeiras e derivados de madeira, as obras de carpintaria, os mármores e produtos de mármore, os aglomerados e ladrilhos de cortiça e o consumo de produtos energéticos apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,1% em outubro. Tal como se pode observar no quadro 2, o custo dos materiais diminuiu 0,2% e o custo da mão de obra aumentou 0,6%.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com -0,1 p.p. e 0,2 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,9 p.p. e -0,2 p.p. em setembro, pela mesma ordem).