
Funchal - Foto cortesia VisitMadeira
Casas de luxo nas ilhas: Madeira e São Miguel concentram quase toda a oferta premium
A oferta de habitações de luxo para compra nas ilhas portuguesas continua limitada e fortemente concentrada na Madeira e em São Miguel, segundo dados do idealista/data. Apesar do interesse crescente de portugueses e estrangeiros em viver nos arquipélagos, a disponibilidade de imóveis acima de 1 milhão de euros mantém-se escassa e geograficamente muito localizada.
A procura internacional é particularmente expressiva nos Açores: todas as nove ilhas registaram mais de 40% de procura estrangeira por moradias no terceiro trimestre de 2025. No Corvo, Pico, Santa Maria e Flores, o interesse vindo do exterior ultrapassou mesmo o nacional. Os EUA, Alemanha e Canadá lideram as pesquisas. Na Madeira, a procura internacional representa cerca de 47%, embora desça para 26% em Porto Santo, com maior procura vinda da Alemanha, Reino Unido e EUA.
Oferta de luxo limitada – e quase toda em duas ilhas
O mercado de apartamentos de luxo é praticamente inexistente fora da Madeira e de São Miguel.
Madeira: cerca de 370 apartamentos premium, com preço mediano de 1,58 milhões de euros.
São Miguel: apenas cinco apartamentos acima de 1 milhão, com preço mediano de 1,35 milhões.
Restantes ilhas: não existe oferta deste tipo.
A maioria dos imóveis de luxo disponível são moradias – mais de 1.300 – mas 98% está concentrada nas duas ilhas principais:
Madeira: 1.200 moradias de luxo à venda (+49% num ano). O aumento do stock reduziu a pressão da procura (-30%), levando a um ligeiro ajustamento dos preços, que caíram 3% para um valor mediano de 1,82 milhões de euros.
São Miguel: 89 moradias premium (+78% face a 2024). A expansão da oferta também reduziu a procura (-45%), mas os preços medianos subiram 10%, atingindo cerca de 1,5 milhões de euros, sinalizando a entrada de produtos mais caros no mercado.
Apesar das paisagens naturais, clima ameno e crescente atractividade internacional, a realidade é clara: quem procura casas de luxo nos arquipélagos portugueses encontrará um mercado exclusivo, concentrado e com stock limitado — sobretudo fora da Madeira e de São Miguel.













