CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto Marcelo Pereira - Secom

Foto Marcelo Pereira - Secom

Foto Marcelo Pereira - Secom

Foto Marcelo Pereira - Secom

Casa-contentor para os “sem-abrigo” na cidade de São Paulo (Brasil)

28 de novembro de 2022

Através do Programa Reencontro, o Governo de São Paulo  - uma metrópole com mais de 12,3 milhões de habitantes – procura encontrar solução temporária para a “População em Situação de Rua”, por cá designados por «sem abrigo».

Segundo o censo realizado pelo maior município do Brasil em termos populacionais, em 2021 existiriam 31.884 pessoas vivendo como «sem abrigo», embora não seja claro se os menores de idade estão incluídos nesse universo, já que o programa nesta primeira fase não os abrange.

Unidades modulares vão abrigar quase 32 mil moradores em situação de «sem abrigo» na capital paulista. O projecto, denominado de “Vila Reencontro” teve início no bairro Bom Retiro, uma extensa zona urbana residencial e comercial, que no pós-II Guerra Mundial era habitado maioritariamente por judeus vindos da Europa mas hoje é habitado por uma população maioritariamente de origem coreana. Nesta 1.ª fase estão a ser instaladas no Bom Retiro 350 moradias-contentor provisórias, o que, desde logo, levanta interrogações sobre a sua comodidade e eficiência energética em termos de calor e frio, já que São Paulo é conhecida por ter a estação invernosa agreste.


Foto Marcelo Pereira - Secom


Segundo o prefeito (presidente do município) Ricardo Nunes, o espaço servirá duas mil refeições por dia e terá uma UBS (Unidade Básica de Saúde). As unidades vão ocupar uma área de 16 mil m², área cujo solo está a ser analisado uma vez que ali funcionava uma “usina de asfalto”.

O projecto prevê ainda a instalação de cozinha comunitária, refeitório, brinquedoteca, lavandaria, horta social, além de espaços para atendimentos socio-assistenciais. O projecto é inspirado no modelo conhecido como ‘Housing First’ (Casa Primeiro), criado nos Estados Unidos há mais de 20 anos e, cujo princípio é garantir que a população em situação de rua tenha acesso imediato à moradia.

O modelo ‘Housing First’ também  está a ser aplicado pela Câmara Municipal de Lisboa, embora ainda com poucos resultados concretizados.

As unidades do Programa paulista Reencontro serão destinadas prioritariamente a famílias – com ou sem crianças – e idosos, que estejam vivendo em condição de rua há menos de dois anos. O custo unitário de cada casa-contentor das 350 encomendadas nesta 1.ª fase é de 69.900 reais (cerca de 12.420€), sendo o investimento total de 4,3 milhões de euros (24 milhões de reais).