Portugal continua com situações de privação habitacional muito severa, denuncia a Cáritas, apontando para o “aumento dramático” de pessoas a viver em condição de sem-abrigo.
“O número de beneficiários apoiados pelas Equipas de Rua da CVP registou um aumento expressivo de 76% em 2024, reflectindo a crescente crise social e habitacional no país”.
Mais de 13 mil pessoas viviam em situação de sem-abrigo em 2023 em Portugal continental, um aumento de 2.300 casos em relação ao ano anterior.
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje em reunião de Câmara o novo Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Sem Abrigo 2024-2030.
Em oito dos concelhos do Algarve existem 744 pessoas em situação de sem-abrigo, das quais 626 vivem na rua, número que tem aumentado devido ao elevado preço do arrendamento.
são os dados oficiais mais recentes, em que pela primeira vez foi feito um levantamento em todos os municípios de Portugal continental.
O Programa Regional ALGARVE 2030 tem a decorrer um aviso de concurso que visa apoiar o reforço das estruturas que, na região, promovem a integração de pessoas em situação de sem-abrigo.
Através do Programa Reencontro, o Governo de São Paulo procura encontrar solução temporária para a “População em Situação de Rua”.
A situação de sem-abrigo em Lisboa continua a ser um problema “sem fim à vista”. Hoje estão identificadas 3.780 pessoas, das quais cerca de 500 vivem na rua.
Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de um levantamento nacional publicados hoje.