Câmara de Lisboa vai promover mais 152 habitações de Renda Acessível em Entrecampos
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, acompanhado pela ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e pela vereadora da Habitação, Filipa Roseta, marcará presença na cerimónia de colocação da primeira pedra de construção de 152 habitações destinadas ao Programa de Renda Acessível na Rua Sanches Coelho, em Entrecampos.
A empreitada insere-se na operação de Loteamento das Forças Armadas, que contempla a construção de 476 habitações para renda acessível, bem como a criação de espaços verdes, comércio de proximidade e equipamentos de apoio às famílias. Neste momento já há alguns prédios construídos deste loteamento e a autarquia já abriu concurso para 128 habitações.
“O objectivo - segundo a autarquia da capital - é criar uma oferta expressiva de habitação municipal destinada ao arrendamento acessível, regenerando e requalificando zonas da cidade menos integradas, construindo áreas urbanas residenciais atractivas e sustentáveis”.
O edifício lote 7, cuja primeira pedra será agora colocada, é constituído por três blocos e 10 pisos. No piso 0, além dos núcleos de acesso às habitações, prevê-se uma área de estacionamento para bicicletas, lavandaria, sala multiusos, áreas técnicas e uma zona de equipamento de apoio à família destinado a creche, com acesso autónomo e área de recreio exterior, com capacidade para 42 crianças. No piso inferior (piso -1, parcialmente abaixo do solo) está previsto um espaço comercial.
No total, serão disponibilizados 152 fogos de renda acessível: 40 da tipologia T0, 32 da tipologia T1, 56 da tipologia T2, 8 da tipologia T3 e 16 da tipologia T4.
O valor contratado para a empreitada é de cerca de 21 milhões de euros (acrescidos de IVA), devendo ser financiado a 94% pelo PRR a que se candidatou, a sua conclusão está prevista para 2025.