Câmara de Cascais aprova aquisição de 79 casas e reabilitação de 73 prédios
Cascais deu mais um passo para a concretização da sua Estratégia Local de Habitação, que prevê um investimento total de 330 milhões de euros até 2028. Ontem, dia 18 de Março, aprovou em Reunião de Câmara, as propostas de aquisição de 79 fogos e fracções de imóveis do Concelho e o lançamento de empreitadas para a reabilitação de 73 prédios de Habitação Social.
A Estratégia Local de Habitação de Cascais conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através de um acordo estabelecido entre a Autarquia e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IRHU), que se traduz em 162 milhões de euros. Além de aquisição e/ou renovação de imóveis, o acordo prevê ainda a construção de novas casas e compra de terrenos com um valor total de 330 milhões de euros de investimento até 2028. Espera-se que, depois dessa data, Cascais possa ter mais de três mil soluções habitacionais nas quatro freguesias do concelho que, somadas aos actuais cerca de 3.000 fogos de habitação social que estão a ser reabilitados, irão duplicar o parque habitacional municipal. Este acordo, assinado com o IRHU em 2022, está agora em fase final de renegociação dos valores fruto de uma actualização da estratégia municipal.
Apesar de ser um dos concelhos do país com maior parque habitacional público, Cascais atribuiu prioridade estratégica à habitação.