CGD vai reduzir ‘spread’ de créditos à habitação de clientes em dificuldades
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai reduzir em 50 pontos base o ‘spread’ contratado pelos clientes com crédito à habitação própria permanente que estejam com dificuldades em pagar os empréstimos.
Esta medida de redução do 'spread' (margem comercial do banco) soma-se à bonificação de juros que o Governo atribuirá a clientes bancários com crédito à habitação que tenham muitas dificuldades em pagar os créditos (segundo determinados critérios), dizendo a CGD que este é o "seu contributo para aliviar os encargos das famílias com crédito à habitação em resultado da rápida subida das taxas de juro".
Para beneficiar desta medida, os clientes têm de pedir acesso aos juros bonificados do crédito à habitação junto do seu banco, este tem de ser aprovado e não podem ter atrasos no pagamento das prestações à CGD.
A medida será aplicada "durante o segundo semestre de 2023, de julho a dezembro, em complemento da bonificação de juros suportada pelo Estado Português", refere a CGD.
A medida já tinha sido anunciada esta semana pelo presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, no CEO Banking Forum, que decorreu em Lisboa.
Lusa/DI