Beiras e Serra da Estrela plantam 1.600 árvores autóctones no distrito da Guarda
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) deu início sexta-feira à plantação de 1.600 árvores autóctones em oito concelhos do distrito da Guarda.
A acção de reflorestação decorre em simultâneo nos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Trancoso. A iniciativa termina no dia 22 no concelho de Celorico da Beira.
A operação resulta de uma campanha promovida pela CIMBSE durante a edição de 2023 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), denominada “Verde Puro” e prevê a plantação de árvores autóctones como o carvalho negral, carvalho alvarinho, azinheira, azereiro, entre outras espécies. De salientar que as 1.600 árvores que agora são deitadas à terra resultam do apadrimento de outras tantas pessoas que se assumiram como «padrinhos» da iniciativa.
A campanha “Verde Puro” deverá repetir-se na edição deste ano da BTL, que se realiza de 28 de Fevereiro a 03 de Março, em Lisboa. “Queremos dar continuidade ao projecto para dar a conhecer o território também através da floresta. Pode ser também uma forma de atrair mais pessoas à região”, sustenta o dirigente.
A CIMBSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).
Lusa/DI