Barreiro com descida histórica no IMI
A Câmara Municipal do Barreiro aprovou em reunião pública de Câmara a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar no ano de 2023 e a cobrar em 2024. Dos actuais 0,38% passa para 0,35%, o que representa uma descida histórica deste imposto, com a redução de 3 pontos percentuais.
O IMI baixa assim, no Concelho do Barreiro, pela segunda vez, depois de ter passado em 2018, de 0,39% para 0,38%. A actual descida deve-se ao investimento e respectivo crescimento que tem acontecido no Concelho, segundo explicou o Presidente da CMB, Frederico Rosa. “Há mais investimento gerador de riqueza no Barreiro, logo, os impostos a suportar por todos serão menores, daí a descida do IMI”.
Uma redução de receita nos cofres da autarquia com o peso de 1 milhão de euros, mas que “nunca seria feita de forma populista”, garante o autarca, que sublinha que, “é importante reduzir com sustentabilidade e de forma séria os impostos, não apenas porque sim. Jamais iria colocar em causa as finanças do Município”.
Satisfeito pelo concretizar desta medida há muito ambicionada, “num Concelho que sempre teve impostos muito altos”, Frederico Rosa explica que a criação do Regulamento Municipal de Concessão de Incentivos ao Investimento que visa estimular o investimento e impulsionar postos de trabalho, tem responsabilidades nesta matéria por trazer benefícios em sede de investimento no Concelho.
Recorde-se que a última baixa do imposto sobre imóveis e da derrama aconteceu em 2018, e o autarca sublinha que a diminuição este ano é muito significativa e relevante, no ciclo positivo que a cidade vive, pelo que é possível aliviar os barreirenses desta carga fiscal, mantendo as minorações e majorações que vêm de trás”.