CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Carlos Moedas, presidente da CMLisboa e Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa

Câmara e Universidade de Lisboa vão gerir a Residência Universitária Manuel da Maia

2 de novembro de 2023

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o reitor da Universidade de Lisboa assinaram hoje um protocolo de cooperação institucional para a gestão da Residência Universitária Manuel da Maia.

Esta residência, através da qual se pretende disponibilizar alojamento estudantil a custos acessíveis na cidade, está a ser construída pela Câmara Municipal de Lisboa, que para o efeito promoveu uma obra de reabilitação e adaptação de dois edifícios na Avenida Manuel da Maia e na Alameda D. Afonso Henriques. Esta obra encontra-se em fase final, estando prevista a sua conclusão até ao fim de 2023.Nos termos do protocolo, a gestão e exploração dos alojamentos que integram esta residência, que terá um total de 320 camas, distribuídas por 208 quartos duplos e individuais, ficará a cargo dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.Na cerimónia de assinatura, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa congratulou-se com a colaboração que tem existido entre a Autarquia e a Universidade de Lisboa e deixou uma palavra de agradecimento à Europa, lembrando que 10 dos cerca de 17 milhões de euros que vão ser investidos nesta residência são provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.


Futura Residência Universitária - imagem Google Street View


“Temos 900 camas para estudantes universitários em estudo, mas precisamos de muitas mais”, afirmou Carlos Moedas. “É um problema que não pode ser só resolvido pela Câmara. Tem de ser a Câmara, o Governo, os privados, as universidades, e só todos juntos é que conseguimos, porque temos 50 mil estudantes deslocados em Lisboa e todos têm direito a ter o seu alojamento. E, portanto, vamos continuar a trabalhar nesse sentido”, acrescentou.“Hoje é um dia feliz para a Universidade de Lisboa e para a cidade”, afirmou por sua vez o reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira. Como explicou na ocasião, esta residência vai permitir que estudantes universitários deslocados que de outra forma não conseguiriam vir estudar para Lisboa o possam fazer.O objetivo é que os alojamentos da Residência Universitária Manuel da Maia sejam distribuídos entre estudantes das várias instituições de ensino superior de Lisboa.