CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral Architect Your Home Portugal

Arquitectos são muitas vezes “parceiros silenciosos” dos investidores

10 de agosto de 2022

"O arquitecto, estando no cerne do projecto, é sem dúvida um parceiro inevitável do investidor", revela Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral Architect Your Home Portugal. Em entrevista ao Diário Iobiliário, a arquitecta assegura que a arquitectura vai mais além do que projectar, é estar num projecto em  todas as fases do processo. 

Que contributo podem dar os arquitectos aos desafios actuais do mercado imobiliário?

Os arquitectos podem contribuir através do papel que cumprem no processo de “A a Z” no mercado imobiliário – usando os seus conhecimentos e participação activa em todas as fases do processo para ajudar a ultrapassar os desafios actuais. Podem, por exemplo, auxiliar os investidores a seleccionarem soluções criativas mas económicas e eficazes, sem perder a qualidade no projecto. Sendo que o desafio é, cada vez mais, tentar optimizar a forma de desenhar, criando projectos que sejam eficientes até à fase de obra – fáceis de implementar e adaptar a um cenário de constante alteração de custos nos materiais de construção.

Também há um papel importante na gestão da parte do projecto relacionada com o licenciamento camarário, sendo que do lado do projectista, temos tentado criar um ambiente de confiança, com um esclarecimento contínuo de todas as etapas e auxiliando o investidor a ultrapassar as várias etapas de procedimentos e autorizações, sendo uma ponte entre as entidades e os clientes, o que ajudará a ultrapassar uma dificuldade habitual no mercado imobiliário que é a incerteza relativamente a aprovações e prazos nos procedimentos camarários.

Como vê a actividade da arquitectura no momento actual?

A actividade da arquitectura tem sido intensa nos últimos anos, com muito investimento feito no sector imobiliário que necessita de apoio nas suas obras. Creio que cada vez mais é entendido por parte do mercado a necessidade de um bom aconselhamento arquitectónico, valorizando-se a especialização e a experiência das equipas com quem se trabalha. Creio que dentro da profissão, e entre arquitectos, é importante uma defesa por melhores honorários, desde que correspondentes ao grau de compromisso e dedicação que os arquitectos têm para com os projectos em que participam.

De que forma os arquitectos podem estreitar as relações com os investidores e os ajudar nos seus seus projectos?

Os arquitectos são muitas vezes “parceiros silenciosos” dos investidores, no sentido em que vivemos os projectos, como se fossem nossos, na dedicação que pomos em todos os passos do processo. Estreitar relações, para mim, é um processo natural que acontece com a preocupação activa sobre todos os assuntos relacionados com o projecto. Isso não se resume a fazer um “follow-up” na câmara, passa por encontrar os fornecedores, a montante e jusante do projecto de arquitectura, que vão fazer a diferença – estamos a falar nos topógrafos certos para fazer um levantamento preciso de um terreno até ao fornecedor de materiais e equipamentos que dá o melhor acompanhamento na obra. Já ajudámos investidores em todos os passos, inclusive no branding e staging dos seus empreendimentos, e encontrando as equipas certas para cada cliente. O arquitecto, estando no cerne do projecto, é sem dúvida um parceiro inevitável do investidor, e por esse motivo, creio ser importante aperfeiçoar as nossas capacidades de resposta a todas as questões que apareçam.

Qual o objectivo do Lessons Learned?

No Architect Your Home (AYH) Portugal já fizemos mais que um evento “Lessons Learned” onde o objectivo é precisamente partilharmos as nossas experiências – boas e más – com clientes, fornecedores e entidades licenciadoras. Uma vez que funcionamos como uma rede de vários arquitectos pelo país e fora de Portugal, temos a oportunidade de partilhar entre nós variadas experiências e formas de actuar no mercado. É muitíssimo interessante, ver como equipas diferentes lidam com um mesmo problema, e ver como a solução nem sempre surge da forma expectável. É essa partilha de soluções e metodologias que achámos que seria interessante divulgar e partilhar com mais pessoas, para além da rede AYH. Daí até sugerirmos à APPII e ao Diário Imobiliário um evento público, a ser feito durante o SIL foi um passo, e foi bem recebido por ambos, pelo que fizemos por partilhar as experiências que temos tido e a aprendizagem e crescimento, feito em conjunto com os nossos parceiros e clientes e continuar a crescer e aprender entre nós com os erros e soluções encontradas ao longo dos anos.

Estas acções podem marcar a diferença no mercado?

Acredito que estas ações são muito importantes no mercado – são fundamentais para desmistificar certas situações e a partilha de conhecimento é chave para um melhor desempenho a nível global no mercado. Tem sido uma forma muito positiva de avançarmos enquanto parte de um sector que precisa de mais iniciativas desta natureza, um momento de discussão importante e sério, mas tido num ambiente descontraído, de forma a que se consiga responder a duvidas generalizadas, criando oportunidade de todos aprendermos a fazer melhor.