Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Viana do Castelo: Borgwarner vai investir 25 milhões de euros em nova fábrica

 

Viana do Castelo: Borgwarner vai investir 25 milhões de euros em nova fábrica

23 de julho de 2021

A Câmara de Viana do Castelo decidiu isentar a Borgwarbner do pagamento de IMT pela aquisição de um terreno onde a multinacional norte-americana vai construir uma nova fábrica de 25 milhões de euros, que criará mais 300 novos empregos.

A decisão, tomada por unanimidade, em reunião ordinária do executivo municipal, isenta a multinacional do pagamento do Imposto Municipal Sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) pela aquisição, à empresa Enerconpor-Energias Renováveis de Portugal, de uma parcela de terreno, com 78 mil metros quadrados, no parque empresarial de Lanheses, pelo valor de 4,3 milhões de euros.

O projecto da terceira fábrica da BorgWarner em Viana do Castelo foi apresentada em Abril. A unidade, já em construção, vai começar a produzir motores eléctricos para o sector automóvel em 2023.

Segundo o gerente em Portugal da multinacional, Ricardo Moreira, a nova unidade produtiva vai ocupar 17 mil metros quadrados de terreno no parque empresarial de Lanheses, onde o grupo já emprega 950 trabalhadores.

 

multinacional instalou-se em Viana em 2014

O novo investimento resulta da aposta na transição energética, estimando o gestor que, em 2030, "45% do negócio da BorgWarner estará centrado na produção de motores eléctricos".

A nova fábrica será a terceira na Europa deste sector de negócio e irá produzir motores eléctricos para clientes europeus do grupo".

Actualmente, em Viana do Castelo a Borgwarner tem um volume de negócios de 170 milhões de euros, prevendo-se a duplicação deste valor, com o novo investimento - adiantou Ricardo Moreira

A multinacional instalou-se na capital do Alto Minho em 2014, num investimento de 25 milhões de euros e na altura estimava criar 500 postos de trabalho.

O grupo é líder mundial de produtos em soluções de tecnologia limpa e eficiência para veículos de combustão, híbridos e eléctricos. Com fábricas e instalações técnicas em 96 localizações em 24 países, a empresa emprega cerca de 50.000 pessoas. Em 2020, o grupo teve um volume de facturação consolidade de 10,2 mil milhões de dólares (8,7 mil milhões de euros).

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025