CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Mercado de hotéis aquece: Meliá compra Hotel Barcelona Apolo a fundo sueco por 90 M€

23 de julho de 2021

A Meliá Hotels Internacional, o maior grupo hoteleiro espanhol e um dos 20 maiores grupos hoteleiros mundiais, comprou ao fundo sueco Värde Partners o hotel Barcelona Apolo. O valor da transacção, mediada pela consultora CBRE, superou os 90 milhões de euros. O hotel de 4*, localizado no centro da capital catalã, dispõe de 314 quartos e mais de 17 mil metros quadrados de área construída.

Segundo os especialistas do sector, o notável ‘aquecimento’ que tem conhecido o mercado de compra e venda de hotéis é explicado pela elevada liquidez que dispõem os fundos a nível mundial, a necessidade de liquidez de muitos proprietários hoteleiros atingidos pela crise originada por mais de 18 meses de pandemia e, também, a perspectiva de que não só a retoma vai chegar a breve prazo dado o grande volume de vacinação como ela será forte dada a vontade que as pessoas têm de «desconfinar».

Um indicador deste súbito aquecimento do mercado de investimento hoteleiro é dado pelo último relatório sectorial elaborado pela consultora Colliers: “No primeiro semestre deste ano, os investimentos hoteleiros atingiram um volume total de 1094 milhões de euros, um valor que excede o registado no mesmo período de 2019”, antes da pandemia.

O Värde Partners, o fundo sueco que vendeu a unidade hoteleira de Barceloa à Melià, foi criado em 1993 e, desde a sua fundação, já investiu mais de 80 mil milhões de dólares desde. Emprega mais de 300 profissionais com escritórios em Minneapolis, Nova Iorque, Londres, Singapura e outras cidades na Ásia e Europa. O seu portefólio de activos sob gestão ascende a 12,7 mil milhões de euros.