Estação de Sta. Apolónia: Aberto concurso para residência universitária
A Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, uma das mais antigas estações de caminhos-de-ferro de Portugal, ganha nova vida. Depois do The Editory Riverside Hotel, do Grupo Sonae, a inaugurar em Outubro próximo, a velha e emblemática estação vai acolher uma residência universitária de 173 camas na sua ala poente.
No âmbito do “Protocolo de desenvolvimento de alojamento para universitários na envolvente de estações ferroviárias na Área Metropolitana de Lisboa”, celebrado a 30 de Janeiro de 2020, entre a Infraestruturas de Portugal S.A. (IP), a IP Património S.A. (IPP), o Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa, foi desenvolvido um conjunto de acções de modo a permitir estabilizar as condições técnicas, níveis de serviço mínimos e obras adicionais a realizar no edifício de passageiros (EP) de Santa Apolónia tendo em vista a instalação de uma residência universitária na Ala Poente daquele edifício”. A futura residência universitária, segundo os termos do concurso, terá um mínimo de 173 camas e o prazo de concessão de exploração será de 35 anos. A área parcial da futura residência contará com total de pavimento de 4.840 m² (não contabilizando, áreas de sótão e acessos partilhados, estes últimos representando uma superfície total de 271m²).
As obras de requalificação e adaptação à nova funcionalidade correm por conta da entidade vencedora do concurso, assim como a “necessidade de conclusão do processo de requalificação das fachadas exteriores, sistema de iluminação decorativa, iniciado com a subconcessão para instalação de unidade hoteleira na Ala Nascente”.
As propostas devem ser apresentadas na sede da IPP, na Avenida de Ceuta, Estação Ferroviária de Alcântara-Terra, Lisboa, até às 17h00 do dia 29 de Outubro de 2021.
No website da IPP www.ippatrimonio.pt, pode-se concultar o Programa do Procedimento, o Caderno de Encargos e todos os outros documentos necessários para resposta dos interessados.