CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Criatividade e sustentabilidade marcam nova fachada da Technal

6 de maio de 2021

A Technal acaba de apresentar a sua nova fachada Tental. Trata-se de um novo sistema de alumínio com múltiplas opções criativas para fachadas de edifícios, desenvolvido para grandes vãos envidraçados e com o menor impacto ambiental. São assim quatro novas patentes relacionadas com a facilidade de montagem que permitem otimizar os materiais, simplificar o fabrico e facilitar a instalação que é feita a seco, sem cola, sem selantes e sem desperdício.

Segundo a empresa, esta novidade foi concebida com o objetivo de oferecer aos arquitetos e consultores um vasto leque de soluções, dando-lhes a maior liberdade criativa possível na conceção de uma fachada. É a mais recente inovação do mercado, que procura a máxima sensação de transparência e a mínima visualização dos perfis. Possibilita uma única plataforma de fachada com módulo de 50 e 60 mm e dispõe maiores possibilidades de enchimento até 62 mm. Foi desenvolvida para vidros de grandes dimensões e peso. Cada módulo pode integrar painéis de até 850 kg, com superfície superior a 12 m2 , dependendo do tipo de vidro utilizado.

De entre as principais características destaque para um menor consumo de energia. Os sistemas de proteção solar podem ser integrados na fachada, o que, junto com a baixa transmissão térmica, torna o trabalho do arquiteto mais fácil quando se trata de projetar edifícios com eficiência energética. No entanto, não é apenas a energia na fase de utilização do edifício que se reduz. A energia incorporada na fachada de alumínio também é significativamente menor, devido aos perfis feitos com Hydro CIRCAL 75R, o primeiro alumínio reciclado pós-consumo certificado. A energia necessária para fundir o alumínio pós-consumo é 95% menor do que o alumínio primário obtido na mineração de bauxita.

Permitirá também menos desperdício. Usando HYDRO CIRCAL 75R, uma liga de alumínio de primeira qualidade feita com um mínimo de 75% de alumínio reciclado proveniente de janelas, portas e fachadas em fim de vida útil (sucata pós-consumo), permite que toneladas de sucata que de outra forma seriam resíduos sólidos sejam reintroduzidas no sistema. Além disso, os elementos de rutura térmica da Tental são feitos de xPET reciclado, um material que dá uma segunda vida às garrafas de água e bebidas do dia-a-dia, evitando que acabem em aterros ou no mar. Por fim, a economia circular não se aplica apenas aos materiais utilizados no fabrico da fachada, mas também ao seu design: todos os componentes foram desenvolvidos para ser facilmente montados e desmontados, simplificando o processo de reciclagem quando chegarem ao final do ciclo de vida útil. Essa capacidade de reaproveitar materiais, além de outros fatores como a salubridade dos componentes e o uso eficiente de água e energia renovável na fase de produção, faz com que a Tental possa ostentar o selo 'Cradle to Cradle' que está em certificação.

E, por último, também permitirá menos pegada de carbono. A emissão de gases de efeito estufa atribuíveis ao processo de fabrico de TENTAL estão entre as mais baixas que a indústria da construção pode oferecer para uma fachada de alumínio. Isso contribui efetivamente para a construção de edifícios sustentáveis que são elegíveis para receber as certificações ambientais de maior prestígio, como LEED, BREAM, WELL, VERDE e LEVEL(s). A consequência da utilização de Hydro CIRCAL 75R é a redução drástica de emissões, que chega a ser de mais de 85%, se comparada com a média global da produção de alumínio primário (18 kg de CO 2 por kg de material). Com os seus 2,3 kg de Co 2 por kg de material, o Hydro CIRCAL é atualmente o alumínio com as menores emissões do mercado. Estes dados são certificados por um organismo independente e estão disponíveis através de EPDs (Environment Product Declarations).