CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

A Fortaleza de Juromenha está a ser preservada e requalificada

18 de maio de 2022

Embora com algum atraso do prazo previsto de conclusão, em grande parte devido à pandemia que ainda subsiste, prosseguem os trabalhos da empreitada de “Consolidação e Restauro dos Paramentos do Perímetro Abaluartado Exterior e Cerca Islâmica e Medieval Interior” da Fortaleza da Juromenha. A obra, tinha um custo total elegível avaliado em mais de 4,7 milhões de euros, 75% dos quais financiado pela UE através do FEDER.

A presente operação, para além da reabilitação e requalificação de um imóvel histórico de interesse público ( o que nem sempre se encontra entre as prioridades dos sucessivos Governos da República), “enquadra-se na estratégia de desenvolvimento e promoção turística do concelho de Alandroal, de uma marca e de uma sub-região, Alqueva, com cada vez maior relevo a nível nacional e internacional”.

O Ministério da Economia e a Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços parecem “profundamente empenhados em promover o desenvolvimento económico deste concelho, numa perspetiva de sustentabilidade económica e social, retirando partido dos recursos endógenos como o património cultural e ambiental”.

 

Fortaleza integra o Programa REVIVE

A zona raiana daquela região do Alentejo possui um vasto património cultural e monumental, em especial os três Castelos nela existentes - a Fortaleza de Juromenha, O Castelo do Alandroal e o Castelo de Terena.

Para além da consolidação e reforço estrutural dos paramentos, sobretudo nas zonas mais degradadas, está também prevista a reconstrução de diversos tipos de alvenaria, como pedra, tijolo e taipa.  Prevê-se que a obra termine em Outubro de 2023.

A fortificação acolhe no seu interior um conjunto de edificações em estado de ruína, com destaque para as igrejas da Misericórdia e Matriz, a cadeia e os antigos paços do concelho.

A Fortaleza de Juromenha está classificada como Imóvel de Interesse Público e, em Julho de 2019, foi integrada na segunda edição do Programa Revive, que promove e agiliza os processos de reabilitação e valorização de património público devoluto, tornando-o apto para afetação a uma actividade económica com finalidade turística.

Segundo a Câmara Municipal de Alandroal, após a conclusão da empreitada, a Fortaleza de Juromenha virá a ser afeta ao turismo e à criação de unidades hoteleiras, com vista à geração de riqueza e postos de trabalho, transformando-se num polo turístico de referência nacional.

A empresa Riportico, a quem agradecemos, é responsável pelo acompanhamento e segurança da obra e faculta-nos algumas imagens da obra em curso.