Actividade económica nos EUA estabiliza mas há falta de habitação acessível - diz o banco central norte-americano
A actividade económica "pouco mudou" em quase todas as regiões dos Estados Unidos desde o início de Setembro, mas há comunidades onde a falta de habitação acessível é um problema, destacam os responsáveis da Reserva Federal (Fed) norte-americana.
No Livro Bege, divulgado ontem, refere-se que "no geral, a actividade económica pouco mudou em quase todos os distritos desde o início de Setembro, embora dois distritos tenham relatado um crescimento modesto".
Quanto à habitação, os responsáveis da Fed notaram que a "actividade do mercado imobiliário manteve-se", mas "a incerteza sobre a evolução das taxas hipotecárias deixou alguns compradores à margem e a falta de habitação a preços acessíveis continuou a ser um problema persistente em muitas comunidades".
Na avaliação da economia nacional, a Fed indicou ainda que se verificou um declínio na actividade industrial, enquanto a actividade no setor bancário foi "geralmente estável ou ligeiramente ascendente, e a procura por empréstimos foi mista, com alguns distritos a observar uma melhoria na perspectiva devido ao declínio nas taxas de juros".
Inflação moderada
No que diz respeito ao consumo, "os relatórios sobre gastos do consumidor foram mistos, com alguns distritos a observar mudanças na composição das compras, principalmente em direcção a alternativas menos caras".
Sobre a inflação, esta "continuou a moderar-se, tendo os preços de venda aumentado a um ritmo ligeiro ou modesto na maioria dos distritos".
"Ainda assim, os preços de alguns produtos alimentares, como os ovos e os lacticínios, aumentaram de forma mais acentuada", nota a Fed, enquanto "os preços das casas subiram em muitos distritos, e as rendas permaneceram estáveis ou caíram ligeiramente".
"Muitos distritos notaram uma crescente sensibilidade aos preços entre os consumidores", destacou a Fed, sendo que os preços de produção também aumentaram.
O Livro Bege é uma publicação do regulador norte-americano que analisa as condições económicas actuais nos 12 distritos em que a Fed divide os Estados Unidos, com base em informações qualitativas recolhidas por cada um.
Lusa/DI