Abanca compra EuroBic e torna-se a sétima entidade bancária em Portugal
O Abanca assinou ontem com os acionistas do Banco BIC Português, S.A. (EuroBic) a conclusão da operação de aquisição de 100% do capital da entidade portuguesa.
A operação foi concluída oito meses após o acordo de compra e venda assinado pelas duas partes e depois de recebidas as aprovações relevantes dos diferentes reguladores: Autoridade da Concorrência Portuguesa e Banco Central Europeu. A aquisição do EuroBic reforça exponencialmente o posicionamento do Abanca em Portugal e torna-o numa das principais entidades bancárias do país. Em grandes números, multiplica por quatro a sua base de clientes, até 325 mil, e por 3,5 a sua rede comercial, com 251 agências, distribuídas pelos 18 distritos do país e pelas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, enquanto, multiplica por 2,6 o seu volume de negócios, ultrapassando os 20,3 mil milhões de euros.
“A aquisição do EuroBic tem um claro sentido estratégico para o Abanca, devido ao dinamismo do mercado português, a sua inter-relação económica com a Galiza e com Espanha, e as sinergias que proporciona ao nosso projeto. É a operação corporativa mais significativa que desenvolvemos até à data, e a segunda em Portugal desde que inauguramos esta fase de crescimento internacional em 2018 com uma clara vocação de consolidação ibérica”, afirma Juan Carlos Escotet Rodríguez, Presidente do Abanca. Na mesma linha, Francisco Botas, CEO do Abanca destaca que “com a incorporação do EuroBic ganhamos eficiência e capacidade comercial para estarmos mais próximos dos nossos clientes e melhorar a qualidade do serviço e, adicionalmente, reforçar linhas de negócio prioritárias no nosso modelo de especialização com o qual poderemos oferecer respostas adaptadas às necessidades de cada segmento com o máximo valor acrescentado”.
Esta nova operação corporativa, a décima que o Abanca realiza nos seus dez anos de atividade, colocao como o sétimo banco em Portugal.
A gestão do EuroBic Abanca será realizada através do conselho de administração, que será presidido por Juan Carlos Escotet Rodríguez e composto por 12 administradores, maioritariamente portugueses, e que contam com um comprovado percurso profissional. Os novos administradores são Francisco Botas, Ana da Cunha Barros, Manuel López Figueroa, Pedro Azevedo Maia, Filomena Oliveira, Rita Lourenço, José Azevedo Pereira, Susana Nereu, Miguel Antunes, Rui Lopes e Alfonso Caruana. Por seu lado, Pedro Pimenta continuará a exercer as funções de Country Head do Abanca Portugal.