AIP cria primeiro cluster da fileira do Desporto
A AIP - Associação Industrial Portuguesa irá formalizar, ainda em Agosto, em colaboração com empresas, instituições e entidade relacionadas com o desporto, o Cluster das Indústrias e Tecnologias do Desporto. A AIP conta já com dezenas de empresas e instituições nacionais com intenção de o integrar.
As atividades económicas relacionadas com o desporto têm apresentado índices de crescimento muito significativos. Estima-se que o volume de negócios ultrapasse, anualmente, os 5,7 mil milhões de euros, com as exportações a representarem, em 2023, mais de dois mil milhões de euros, com um saldo externo positivo de 164 mil euros.
"A iniciativa de criação do Cluster português do desporto, que peca por tardia, pretende mobilizar a agregação de toda a indústria e tecnologias aplicadas ao sector", afirma José Eduardo Carvalho, Presidente da AIP.
"Pretendemos capacitar as pessoas e as empresas, valorizar este sector empresarial, potenciar a sua internacionalização e aumentar a sua competitividade, através da integração e funcionamento em rede de entidades do nossos sistema científico e tecnológico. O cluster pretende reforçar sinergias com as federações desportivas, ligas de clubes, envolver as entidades públicas ligadas ao desporto, como a Fundação do Desporto e o IPDJ, bem como a Confederação do Desporto de Portugal, Comité Olímpico, Centros de Alto Rendimento, e autarquias que tenham a actividade desportiva no centro da sua estratégia territorial".
Mercado global da indústria e tecnologia do desporto deverá atingir um valor global de 512 mil milhões nos próximos três anos
O mercado global da indústria e tecnologia do desporto, incluindo artigos, equipamentos e prestação de serviços, de acordo com estudos divulgados, deverá atingir um valor global de 512 mil milhões nos próximos três anos.
Em 2023, o mercado da América Latina liderou o crescimento com 22%, seguido da Ásia/Pacífico com 11%, da Europa Ocidental com 6% e da América do Norte com 6%.
Dada a importância crescente que esta fileira tem na actividade económica e na sociedade, a AIP tem estado a conceber e a desenvolver um conjunto de projectos e acções para a dinamização do sector.
Entre eles, destaca-se a submissão ao PT2030 de um projecto conjunto de internacionalização que envolveu 30 empresas do sector.
José Eduardo Carvalho afirmou que se pretende com este projecto "implementar uma estratégia de dinamização internacional multissetorial e integradora da fileira do desporto, apostando na inovação tecnológica, transição digital e ações promocionais em mercados emergentes. O objectivo é tornar este sector mais competitivo no panorama nacional e internacional".
O projecto prevê a presença das 30 empresas em dois certames, o Tempo Libero em Bolzano, na Itália e World Sports 2025, em Istambul na Turquia. Até ao momento, não há registo histórico da presença de empresas portuguesas nestes eventos. Além da presença em feiras, efectuar-se-ão planos de marketing para as empresas envolvidas, campanhas de marketing digital, material de comunicação, web analytics e anúncios digitais.