CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Casas com História

Calle Atocha 08-10 Madrid

Fachada da sede do Banco de espanha

Complexo de Canalejas em Madrid

Complexo de Canalejas em Madrid

Museu Thyssen Bornemizsa

Escola Maior de Dança

Edifício Metropolis

A complexa e exaltante reabilitação do Centro Histórico de Madrid

15 de novembro de 2023

“A conservação dos centros históricos urbanos é uma tarefa complexa, mas muito necessária, e a sua viabilidade exige a cooperação entre os sectores público e privado” - refere ao Diário Imobiliário José Paraíso, Managing Director Portugal da empresa KALAM em Portugal.

Com mais de 36 anos, a empresa vive focada na difícil especialidade do restauro e reabilitação de edifícios, um pouco por todo o mundo. Ao longo do seu período de actividade a KALAM realizou trabalhos de excelência que lhe valeram uma infinidade de prémios de reconhecimento. Um dos mais recentes trabalhos efectuados pela empresa e a suas equipas de técnicos altamente especializados foi a reabilitação do Palácio de Versalhes, uma obra que lhe deu uma enorme projecção mediática , embora não tenha sido das mais difíceis das que integram o seu vasto portefólio.

Voltemos à conversa com José Paraíso: “Para cuidar do rico património europeu, é essencial dispor de equipas e empresas especializadas na reabilitação e restauro de edifícios. Muitas delas estão localizadas no coração das nossas cidades, onde os profissionais da KALAM realizam trabalhos de conservação, nomeadamente em Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Valência e Sevilha, na Península Ibérica”.

“Em Portugal, estamos a realizar obras de reabilitação na praça central do Rossio ou no bairro da Graça, entre outros. Em Madrid, a KALAM interveio em edifícios emblemáticos como o Metrópolis, o Círculo de Bellas Artes, o Banco de Espanha ou o Complejo Canalejas, sede do primeiro Four Seasons em Espanha, para citar quatro referências muito próximas. Mas também efectua trabalhos de reabilitação integral de edifícios residenciais, com ou sem mudança de uso, para clientes privados e associações de proprietários” adianta o gestor.


Reabilitacao dos edifícios 8-10 na Calle de Atocha

Os bons exemplos que nos chegam da capital de Espanha

José Paraíso adianta que é particularmente compensador para a empresa, e para as cidades, quando a intervenção assume uma ampla escala. E dá como exemplo as intervenções na conhecida e central “Calle de Atocha”, em Madrid, onde se realizaram várias reabilitações integrais de edifícios característicos deste peculiar ambiente urbano. “Edifícios que partilham elementos como as lajes de madeira ou as paredes de enxaimel, com pilares e vigas também de madeira e material de enchimento, geralmente tijolo, o reboco das fachadas ou os telhados de telha. As escadas de madeira destes edifícios, assim como as fachadas, são elementos geralmente protegidos, independentemente de um maior grau de proteção que afecte total ou parcialmente o resto da sua configuração e materialização” - acrecenta o gestor. Que adianta:

“Os elementos ornamentais são também dignos de nota, não só nas fachadas, com ferragens forjadas e carpintarias de madeira, mas também no interior, com decorações em gesso, dourados, pavimentos em mosaico e até, nalguns casos, Nolla, um pavimento que se produziu em Valência entre 1860 e 1920, utilizado para criar composições coloridas, com desenhos geométricos e adaptadas a cada divisão”.


https://kalam.pt/


Reabilitacao do nº 40 da calle de Atocha - https://kalam.pt/

Ganhar o briho de outros tempos

Na Calle de Atocha de Madrid, a KALAM está a fazer várias intervenções. Obras de reabilitação integral de dois edifícios localizados nos números 08 e 10, que inclui a execução de demolições específicas em elementos estruturais, equipamento e carpintaria, bem como pavimentos e revestimentos. Tendo, posteriormente, sido realizados trabalhos de reforço estrutural através de conectores de laje e camadas de compressão e a substituição de elementos estruturais danificados, bem como a execução de todos os revestimentos e acabamentos interiores e a disponibilização completa de todas as instalações, incluindo a construção de dois elevadores.

No nº 40 da Calle Atocha procedeu-se à remodelação integral do edifício de frente para as ruas Atocha 40 e Magdalena 27 para o adaptar a habitações de alta qualidade e melhorar a sua acessibilidade. Para a empresa, as “técnicas tradicionais e artesanais são mantidas para as estruturas de madeira, conservando e restaurando esses elementos característicos, tais como as fachadas e as instalações protegidas do centro de tecelagem virado para a rua Atocha ou a escada imperial que conduz ao edifício”.


Puerta del Sol reabilitacao do histórico nº 9 - https://kalam.pt/

Na Puerta del Sol, o km 0 de Madrid

A Puerta del Sol marca o centro centro da capital de Espanha, a apenas dois passos da Calle Atocha. Também aí a KALAM está a reabilitar o imóvel com número de porta 9, trabalhos que envolvem a remodelação completa do edifício.  José Paraíso, Managing Director Portugal da empresa KALAM em Portugal, salienta  “o trabalho na estrutura da madeira, onde são utilizados três tipos diferentes de madeira: madeira serrada para a substituição de pernas rectas e corridas, madeira laminada para vigas e vigas de carga, e madeira micro-laminada para os aumentos de secção devido à modificação do sistema de suporte de carga. As aberturas interiores originais foram recuperadas, a estrutura metálica das instalações foi reforçada e foram incorporados novos pilares com fundações baseadas em estacas e microestacas. Os cofres de tijolo nas caves estão também a ser restaurados e o envelope térmico está a ser melhorado através da incorporação de isolamento térmico. As fachadas com protecção singular são restauradas através da substituição da carpintaria. O âmbito da obra incluiu a intervenção estrutural e a restauração dos interiores da Casa Labra, pelo que a execução das obras foi adaptada às necessidades deste restaurante histórico”.

Madrid, cidade histórica

O centro de Madrid é uma zona patrimonial densa e complexa que tem o estatuto de património de pleno direito. Ostenta ainda os “ares” de capital de um grande império, nesse aspecto em nada se parecendo com Lisboa, mais humilde e com menos esplendor.

A área declarada como Conjunto Histórico ocupa cerca de 2.000 hectares, e neles se encontra uma grande parte do património da cidade.

Podemos dizer que nestes 2.000 hectares está a «alma» da grande urbe que é Madrid. Com o seu património imóvel e também imaterial. Uma cidade que cresce, se transforma e moderniza, mas que conserva e vai reabilitando aquilo que a caracteriza e define. Não fosse assim, perderia muito do seu encanto.