CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

Carlos Mangas, Luxury Business Manager da Berkshire Hathaway HomeServices | Atlantic Portugal

A atratividade de um Portugal Global

24 de julho de 2024

O mercado imobiliário português, particularmente o premium, tem demonstrado um crescimento robusto e sustentado nos últimos anos. E, felizmente, já lá vão muitos. Conseguimos atrair investimentos nacionais e internacionais, tanto por parte de famílias, que escolhem o nosso país para viver, como de investidores que vêm Portugal como um destino seguro e que garante boas rentabilidades.

Os encantos de Lisboa e os edílicos destinos, como Sintra e Cascais ou o Algarve -mas não só-, conquistaram famílias e investidores de todo o mundo, sendo, ainda hoje, um mercado atrativo e, apesar de tudo, muito “affordable”.

Os mercados americano, brasileiro e francês continuam a crescer, com claro destaque para o primeiro, que parece estar finalmente a descobrir o nosso país, como podemos verificar pelas estatísticas do Turismo de Portugal e, naturalmente, na nossa atividade imobiliária quotidiana. São muitos os afortunados americanos que já apoiámos na sua vinda para Portugal.

Há uma multiplicidade de fatores que contribuem para a nossa atratividade enquanto país de destino, tornando-nos uma opção interessante para quem procura adquirir um imóvel ou investir no setor.

Ignorando os golden visa, encarados pela nossa marca como medida circunstancial, volátil e não crítica ou de suporte à atividade, Portugal tem uma mão-cheia de trunfos, comparativamente com outros destinos nossos concorrentes.

É aqui que fico com algum engulho em desfilar este conjunto de argumentos que nos parecem óbvios, mas que, garanto, no dia-a-dia de trabalho, são os que mais ouço sublinhados por quem investe connosco em imobiliário premium em terras nacionais.

Desses fatores, contam-se o clima ameno, custo de vida acessível, incentivos fiscais, segurança, hospitalidade das nossas gentes, uma cozinha popular irresistível e oferta de restauração premium ao nível de qualquer grande capital mundial, boas infraestruturas de saúde e ensino, estabilidade política e, por último, mas não menos importante, com uma localização geográfica estratégica que nos torna próximos de qualquer grande centro global na Europa, América, África e até mesmo Ásia.

Bem sei que parece um desfilar de lugares-comuns, mas, não podemos menorizar ou escamotear os fatores diferenciadores que Portugal apresenta num mercado global. Temos, ao invés, de valorizar estes predicados que, todos os dias -posso partilhar aqui- nos são solicitados por colegas da nossa network em todo o mundo, quando apresentam imóveis nacionais a potenciais clientes.

Cabe-nos a todos acrescentar valor aos diferenciais que Portugal apresenta num mundo globalizado.

Carlos Mangas

 Luxury Business Manager da Berkshire Hathaway HomeServices | Atlantic Portugal

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico