Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
86% das empresas francesas enfrentam atrasos nos pagamentos e risco acrescido de insolvência

Ilustração Freepik-DI

86% das empresas francesas enfrentam atrasos nos pagamentos e risco acrescido de insolvência

13 de outubro de 2025

Um estudo da Coface revela que quase nove em cada dez empresas francesas estão a sofrer atrasos nos pagamentos, um problema que agrava as dificuldades de tesouraria e aumenta o risco de falências num contexto de incerteza económica e tensões comerciais globais.

O prazo médio de pagamento em França é de 49,7 dias, bem acima da média alemã (32 dias), e 86% das empresas reportaram atrasos nos últimos 12 meses — o valor mais alto dos últimos três anos. As microempresas são as mais afetadas, com 55% a classificarem o impacto como “crítico”.

Nos primeiros oito meses de 2025, registaram-se 42.505 insolvências empresariais, mais 37% do que antes da pandemia. O estudo destaca ainda o impacto das tarifas impostas pelos EUA, que já afetam 84% das empresas francesas, comprimindo margens e reduzindo exportações.

Perante este cenário, a Coface antecipa que os níveis de insolvência se mantenham elevados em 2026, sobretudo nos setores dos transportes, construção e automóvel, num ambiente de forte pressão sobre margens e tesouraria.