CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

Porta de Brandemburgo, Berlim, Alemanha

72% das empresas alemãs esperam uma deterioração do risco de insolvência

7 de junho de 2024

De acordo com o Barómetro da Crédito y Caución, na Alemanha 57% do comércio entre empresas é pago após o prazo acordado e 10% não é pago.

As perspectivas em matéria de risco de crédito estão claramente a deteriorar-se na Alemanha. De acordo com o Barómetro de Práticas de Pagamento 2024 elaborado pela Crédito y Caución, 57% do crédito comercial que os fornecedores concedem aos seus clientes quando cobram pelos seus produtos e serviços no mercado alemão é cobrado com atraso e mais 10% não é pago, mais dois pontos do que em 2023. Esta evolução está a conduzir a problemas imediatos de tesouraria, a dificuldades no cumprimento das obrigações financeiras, a atrasos nos investimentos e a um agravamento dos períodos médios de cobrança.

O barómetro reflecte uma forte dependência da utilização do crédito comercial em transacções B2B em todos os sectores alemães para impulsionar as vendas, num contexto de fraca procura de produtos e serviços. Nos últimos meses, 50% das empresas registaram um aumento nos prazos de pagamento dos seus clientes, bem abaixo dos 12% que registaram uma diminuição. 

Prevê-se um aumento geral das insolvências: 72% das empresas de todos os sectores esperam uma deterioração do risco de insolvência na Alemanha. A preocupação com o fraco crescimento da economia nacional é uma das principais preocupações das empresas do país, tanto no curto prazo como para o futuro. A persistente baixa confiança dos consumidores e a falta de dinamismo significativo no mercado de trabalho colocam desafios significativos a uma recuperação robusta do consumo.

O crédito comercial, utilizado por 52% das empresas, é a segunda principal fonte de financiamento utilizada pelo tecido produtivo alemão, atrás do crédito financeiro (62%) e à frente do financiamento de faturas (40%) e do capital próprio (27%).