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Opinião

Bruno Coelho, Professor de Marketing na ESAI e Co-CEO do Grupo Zome Pr1me

2024: A Oportunidade de trabalhar num Mercado de Compradores

20 de dezembro de 2023

Com o ano a encerrar e algum abrandamento do Setor tenho assistido a algum pessimismo quanto a 2024, especialmente por estarmos a entrar num Mercado de Compradores. Não querendo entrar em análise da dinâmica macroeconómica gostaria de falar sobre a constante flutuação do Setor Imobiliário, que transita entre ciclos de Mercado de Compradores ou de Vendedores, em diferentes regiões e momentos. Esta transição impacta o negócio dos Consultores Imobiliários e, pese embora para a maior parte dos Agentes esta mudança seja negativa, para mim é a maior oportunidade para quem quer singrar neste negócio e ganhar quota de mercado.

Num Mercado de Vendedores, observamos maior procura, tempos de absorção mais rápidos e, em resumo, uma vantagem competitiva que favorece os proprietários. Por outro lado, num Mercado de Compradores, a dinâmica muda, transferindo o ônus para o lado do comprador, resultando em tempos de absorção mais lentos e, muitas vezes, menos transações. Identificar e compreender esses ciclos é fundamental para a adaptação eficiente dos Consultores Imobiliários.

Ao contrário do que a grande generalidade pensa, os Mercados de Compradores representam uma oportunidade significativa para Consultores Imobiliários que abordam a sua atividade com profissionalismo. Nestas fases, consolidam-se as carreiras de destaque na Mediação Imobiliária, visto que esse contexto exige um nível mais elevado de profissionalismo, não dando espaço a amadorismo. É também nestes mercados que os proprietários têm maior dificuldade em conduzir processos sozinhos, valorizando assim o papel do Consultor Imobiliário.

Ao invés de baixarmos os braços e reclamarmos sobre a atual conjetura do Mercado, deixo algumas sugestões práticas para que os Consultores reajam a esta fase do Mercado:

1. Crie um Plano de Marketing Personalizado:

Desenvolva estratégias de marketing específicas para cada imóvel. Não basta simplesmente angariar um imóvel (muitas vezes fora de preço). É crucial desenhar estratégias com base nas suas características únicas, visando encontrar compradores específicos. Destaque-se nos Portais Imobiliários com a utilização de vídeos, visitas virtuais e descrições detalhadas para atrair os compradores certos.

2. Seja rápido nas Respostas:

A agilidade nas respostas é crucial. Os clientes esperam respostas imediatas quando entram em contato. Infelizmente, muitas leads são desperdiçadas devido à falta de resposta ou atrasos significativos. Manter-se disponível e responder rapidamente, seja por e-mail, redes sociais ou outros meios, é fundamental. Integre ferramentas que permitam respostas rápidas, especialmente por meio de dispositivos móveis ou CRM.

3. Explore Ferramentas Virtuais:

O uso de ferramentas como visitas virtuais pode aumentar automaticamente o número de leads, beneficiando a posição nos Portais Imobiliários. Além de evitar visitas desnecessárias, a diferenciação proporcionada por estas tecnologias pode ser um fator crucial. Considere também o Virtual Staging para visualizar um imóvel de maneira atrativa, impactando positivamente os compradores.

Ao abraçar estas sugestões, os Consultores Imobiliários vão-se preparar para esta nova realidade e têm a oportunidade de aumentar a eficiência de seus negócios neste novo contexto, o do Mercado de Compradores.

Deem uma hipótese ao Marketing Imobiliário e serão recompensados.

Bruno Coelho

Professor de Marketing na ESAI e Co-CEO do Grupo Zome Pr1me

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico